>
Você está lendo...
Política

Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

CPI da Petrobras faz sessão nesta terça-feira, 10, para ouvir ex-gerente Pedro Barusco

Pedro Barusco , ex-gerente de Serviços de Engenharia da estatal está sendo ouvido neste momento. Em delação premiada ele estimou que o PT recebeu cerca de US$ 200 milhões em propinas. Para se ter uma ideia, só o Pedro Barusco acumulou em bancos no exterior o montante de US$ 97 milhões, que estão sendo repatriados gradativamente aos cofres públicos brasileiros pelo MPF.

Até aí tudo bem, sabemos que o PT recebeu muito mais do que isso, porque a sua participação no esquema de corrupção instalado na Petrobras, de forma institucionalizada a partir de 2003, é muito maior. Os depoimentos continuam na Operação Lava-Jato, de modo que muita coisa ainda está por ser revelada.

Como era de se esperar, a defesa de Pedro Barusco queria que a audiência do delator ocorresse em sessão secreta, o que não aconteceu, depois de uma negociação do depoente com o presidente da CPI, deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB).

Pedro Barusco é o primeiro convocado pela CPI  para prestar depoimento e vem cumprindo relativamente o seu papel respaldado no texto da sua delação premiada. Surpresa para os parlamentares da Comissão que esperavam que Barusco ficasse a maior parte do tempo em silêncio, por via de regra. O ex-diretor de Serviços Renato Duque (solto) e o ex-tesoureiro do PT e atual secretário de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, também solto com autorização da Justiça, foram comprometidos até o pescoço nos depoimentos de Pedro Barusco.

O que chama atenção, e o motivo da “Nota de Repúdio”, é o fato do relator da CPI, deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ), logo na abertura dos trabalhos, tentar desviar o foco das perguntas para o período anterior a 2003. Lamentável como os demais deputados petistas entraram na onda e tumultuaram a sessão, fazendo dela uma casa de espetáculos, tentando colocar o PSDB no palco central de apresentações. O fato é que o papel dos atores não pode ser mudado.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 636 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

 

 

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

2 comentários sobre “Nota de Repúdio

  1. Avatar de nair

    Vamos torcer para que o Dias Toffoli, não presida mais esse processo, o pedido foi feito. Caso ele seja aceito que tal arrancar os ffs dele.

    Publicado por nair | 11/03/2015, 00:31
    • Avatar de augustoavlis

      Acabou de pedir, ontem, ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Enrique Ricardo Lewandowski, a sua transferência para a 2ª Turma do STF para compô-la e assim julgar os políticos que virarão reus no processo do Petrolão. Essa sugestão partiu do Ministro Gilmar Mendes em função da demora da presidente Dilma Rousseff em nomear o substituto de Joaquim Barbosa, que antecipou a sua aposentadoria da Suprema Corte, alegando motivos pessoais, mas, como sabemos, vinha recebendo sistemáticas ameaças de morte por parte de militantes do PT.

      Publicado por augustoavlis | 11/03/2015, 07:29

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora