>
Você está lendo...
Política

Desgraça pouca é bobagem

1Se não bastasse a Operação Lava-Jato, que colocou a Petrobras na “parede do olho” de um ciclone tropical, agora a estatal amarga um grave acidente ocorrido com o navio-plataforma FPSO – Cidade de São Mateus, ontem, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015. Uma forte explosão na casa de bombas, às 12h50min, deixou 05 trabalhadores mortos, 26 feridos e 04 continuam desaparecidos – informação atualizada até o fechamento deste artigo. Segundo o que informou a Petrobras, as operações da plataforma foram imediatamente interrompidas e a situação da FPSO – Cidade de São Mateus é estável. Não houve registro de danos ambientais, como vazamento de gás e óleo no mar – litoral do município de Aracruz, no Estado do Espírito Santo. Há menos de um mês o navio-plataforma apresentou problemas de vazamento de gás, segundo o que declarou um trabalhador embarcado no navio-plataforma FPSO (sigla usada para definir embarcações de produção, armazenamento e descarregamento de petróleo e gás). Há suspeitas que operava ilegalmente na região em função de “irregularidades contratuais”. O navio-plataforma produz e estoca gás e petróleo – é de propriedade da empresa norueguesa BW Offshore que mantém contrato com a Petrobras desde o mês de junho de 2009, firmado no terceiro ano do segundo mandato do ex-presidente Lula – aquele famoso duende orelhudo que não sabe de nada, não vê nada, não escuta nada, mas que não para de falar tolices, principalmente sobre as revelações dos crimes de corrupção praticados pelo Partido dos Trabalhadores, petistas e aliados na Petrobras.

Será que o provérbio português “Atirou no que viu e acertou no que não viu” voltará à evidência no desenrolar das apurações desse acidente? Será que a empresa norueguesa BW Offshore também está envolvida no Petrolão? Essa suspeita eu deixo para a Justiça Federal do Paraná.

Augusto Avlis

Nota de rodapé: “Offshore” é um termo da língua inglesa que significa “afastado da costa”. No mercado financeiro, a expressão é utilizada no caso de empresas que têm a sua contabilidade num país distinto daquele onde exercem as suas atividades. O exemplo da ‘BW Offshore’ remete a outro significado, ou seja, está relacionado com a atividade de empresas de exploração petrolífera (prospecção, perfuração, exploração, estocagem e transporte) que operam ao largo da costa. Em algumas práticas esportivas o termo Offshore também é usual. Leia-se: “É um esporte motonáutico onde os barcos têm grande potência e atingem altas velocidades. No surf, Offshore é um termo que designa o vento que sopra da terra para o mar”.

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 621 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

2 comentários sobre “Desgraça pouca é bobagem

  1. E desde qdo essa investigação irá para frente? Cai no esquecimento e pronto, babau trabalhadores!!!!

    Publicado por nair | 26/02/2015, 21:59
  2. Existem muitos interesses em jogo.

    Publicado por augustoavlis | 26/02/2015, 22:06

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: