>
Você está lendo...
Consultoria & Marketing

O poder da Intuição x A importância do Entusiasmo

O poder da Intuição x A importância do Entusiasmo

Revirando gavetas, achei um documento interessante, cujo tema se aplica a esta Categoria, Consultoria & Marketing, por isso, irei comentá-lo. Estava exercendo as funções de Secretário Municipal de Comunicação numa cidade do interior capixaba, à época considerada a 4ª economia do Estado do Espírito Santo. A minha gestão começou no dia 1º de janeiro de 2001, com a reeleição do prefeito (…) pelo PSDB. Por razões óbvias deixo de mencionar o respectivo nome próprio do primeiro mandatário do Executivo Municipal. Sem ainda ter esquentado a cadeira (51 dias da posse), recebo em meu gabinete uma carta de um munícipe com o seguinte despacho do prefeito: “Augusto, conhecer e retornar-me”. A carta foi escrita há 12 anos, 02 meses e 18 dias (20 de fevereiro de 2001), por Donald Hunton Thompson Junior, cujo inteiro teor eu reproduzo abaixo.

Ao

Ilustríssimo Senhor Prefeito do Município de (…).

(…)

É com muita satisfação que eu tenho em passar essas dicas de motivação para um profissional deste quilate que é o nosso Ilustríssimo Prefeito (…). Nada mais é do que uma contribuição de um amigo, admirador e eleitor que acredita em seus trabalhos que tem realizado de forma honesta, clara e ética pelo município de (…). Espero que o Senhor goste das mensagens que proponho logo abaixo.

O Poder da Intuição

Tenho o hábito de ler biografias de pessoas que são sucesso em várias áreas da vida, desde o fundador da IBM – Thomas John Watson, até o Papa João Paulo II. O que mais me chamou a atenção nessas várias biografias é que todas as pessoas declaram em algum ponto, como fator fundamental para o seu sucesso, o fato de acreditarem e respeitarem suas intuições e mesmo de anteverem as coisas que desejavam que ocorressem com riqueza de detalhes, muito tempo antes de elas ocorrerem. Ninguém ainda sabe direito como a intuição ocorre na mente das pessoas. O fato é que ela existe, é forte e é determinante para o sucesso. Ela surge quando você menos espera. Às vezes, vem mesmo fora de hora, como um flash. O grande “perigo” é que quase nunca prestamos atenção a ela. Não a alimentamos. Não a fazemos crescer e tomar forma. E, por isso, ela se perde. A intuição, na verdade, é fruto de nosso subconsciente. As ideias ficam horas, meses, anos amadurecendo em nosso subconsciente e, de repente, elas brotam no consciente. Precisamos treinar nossa mente para reconhecer uma intuição e respeitá-la. Às vezes, assistindo a um filme ou viajando, você vê uma coisa que lhe chama a atenção mais do que o normal. Uma ideia lhe vem à cabeça. Você logo a descarta porque acha que ela é louca ou boba. Não estará aí uma ideia a ser elaborada e respeitada? Os grandes cientistas afirmam que suas maiores teses vieram às suas mentes em circunstâncias as mais inusitadas e improváveis, quase “por acaso”. Faça um filme passado de sua vida e veja que as coisas que deram certo para você ocorreram sempre através de alguma intuição forte que o fez caminhar naquela direção. Os grandes empresários têm na intuição um dos seus maiores “dons”. Eles crêem no que ninguém acredita e fazem o que ninguém faria. Daí experimentam o sucesso.

A Importância do Entusiasmo

A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um Deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários Deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos Deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (Deusa da agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante. Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se. Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade. E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida. Gostaria de perguntar a você e a seu pessoal como vai o seu entusiasmo, como vai seu entusiasmo pelo Brasil, pelo Município, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos? Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite, jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença, seja entusiasmado com sua vida e principalmente entusiasmado com você. Você será a diferença.

Tenha um bom dia.

Sucesso.

Donald Hunton Thompson Junior.

Post Scriptum:

“O sucesso é construído de 99% de fracasso” – Soichiro Honda / Fundador e Presidente da Honda (1906 – 1991).

Errar não só é humano como necessário. O crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem se faz muito mais através da análise de nossos erros do que pelo louvor de nossos acertos. É preciso ter coragem de errar. Só não erra quem não faz.

______

Atendi ao despacho do prefeito, retornando-o com breves comentários, que aqui não cabe citá-los. O testemunho de Donald Junior poderia render frutos em futuras campanhas políticas, na opinião do prefeito, mas esta não foi a minha proposta naquela altura. O texto em si é revelador e de uma simplicidade contundente, atemporal. Nessa perspectiva, trazendo o tema central para ambientes corporativos, traçarei alguns paralelos – confrontos oportunos.

Uma pessoa intuitiva detém certo poder, possui a capacidade de influenciar outras pessoas, sobretudo quando capta pelos sentidos as “verdades” que a cercam, sem utilizar o raciocínio lógico, porque não se faz necessário. O instinto aguça o pressentimento; a clarividência se manifesta por inspiração absoluta. O poder da mente é inquestionável, de sorte que não exercitamos essa aptidão porque o nosso HD está cheio demais e precisa ser formatado. Via de regra, para a maioria das pessoas o exame das circunstâncias precede a intuição; para a minoria privilegiada a prática de condutas comumente é reflexo de premonições – dom natural do espírito. Não é todo mundo, portanto, que é advertido antecipadamente sobre um fato que ainda está por acontecer. Ser intuitivo não quer dizer, necessariamente, ser bruxo. No mundo dos negócios não há espaço para bruxarias. Muito embora o mercado não deva ser tratado como uma ciência exata, a pessoa intuitiva tem a faculdade de antever os resultados das equações. Devemos sintonizar a nossa antena numa frequência certa que atraia sinais positivos, dessa forma enxergaremos lá na frente, e com um pouco de sorte administraremos eventuais coincidências.

Uma pessoa alegre, feliz, é uma pessoa resolvida, de bem com a vida, pra cima. Olhe bem nos olhos de uma pessoa e veja se há brilho dentro deles. Se você, por um acaso, não constatar luz viva é sinal forte de que ela não é entusiasta. Pessoas entusiásticas jamais perdem o brilho dos olhos. Nas relações humanas o entusiasmo é importante, mas lembre-se de que o alto astral incomoda quem está com a vida de mal a pior. A descontração propicia o relaxamento e favorece o desempenho – esse estado de espírito desperta ciúmes em alguns indivíduos do grupo social ao qual pertencemos, seja na vida privada como em ambientes de trabalho. No mundo das espécies tudo está conectado, e não há como fugir disso, dessa regra universal. Condicionamentos estruturados ditam o Modus Vivendi. Com os pés na realidade somos um tipo de pára-raios, por isso, é conveniente verificarmos se as nossas estruturas receberam bom aterramento.

Frase do dia:

“Intuição + Entusiasmo = Boas realizações”.

Augusto Avlis

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se aos outros seguidores de 160

%d blogueiros gostam disto: