>
Você está lendo...
Política

Julgamento do Mensalão – Sentenças / 9ª parte – Condenados

“Divindade romana que representa a Justiça. Conforme Grimal (1.997, p. 262), não é o equivalente da Têmis grega, mas sim de Diké e também de Astreia. Apresenta-se com os olhos vendados, segurando a balança com as duas mãos, os pratos alinhados e o fiel bem no meio, às vezes sentada. Ela ficava de pé e declarava o direito (jus, significando o que a deusa diz) quando o fiel estava completamente vertical, direito (rectum), ou seja, perfeitamente reto, de cima para baixo (de+rectum). Os olhos vendados mostram que sua concepção do direito era mais um saber agir, um equilíbrio entre a abstração e o concreto. (FERRAZ JÚNIOR, 2.003, p. 32-33)”.

______

III – NÚCLEO FINANCEIRO03 réus condenados.

9º) Kátia RabelloEx-presidente, e sócia do Banco Rural; sucedeu José Augusto Dumond, falecido em acidente.

Pena total: Reclusão de 16 anos, 08 meses + 386 dias/multa x 15 salários mínimos/dia.

(a)  Formação de quadrilha: Pena de 02 anos e 03 meses de reclusão.

(b)  Lavagem de dinheiro: Pena de 05 anos e 10 meses de reclusão + Multa de 166 dias/multa x 15 salários mínimos/dia, vigentes à época dos fatos, devidamente corrigidos, idem. Incidem a perda dos bens, direitos e valores auferidos por razão do crime em favor da União e a interdição do exercício de cargo em função pública.

(c)  Gestão fraudulenta: Pena de 04 anos de reclusão + Multa de 120 dias/multa x 15 salários mínimos/dia, vigentes à época dos fatos, devidamente corrigidos, idem.

(d)  Evasão de divisas (Item 08 da denúncia): Pena de 04 anos e 07 meses de reclusão + Multa de 100 dias/multa x 15 salários mínimos/dia, vigentes à época dos fatos, devidamente corrigidos, idem. Incidem a perda dos bens, direitos e valores auferidos por razão do crime em favor da União e a interdição do exercício de cargo em função pública.

10º) José Roberto SalgadoDiretor Estatutário do Banco Rural.

Pena total: Reclusão de 16 anos, 08 meses + 386 dias/multa x 10 salários mínimos/dia.

(a)  Formação de quadrilha: Pena de 02 anos e 03 meses de reclusão.

(b)  Lavagem de dinheiro: Pena de 05 anos e 10 meses de reclusão + Multa de 166 dias/multa x 10 salários mínimos/dia, vigentes à época dos fatos, devidamente corrigidos, idem. Incidem a perda dos bens, direitos e valores auferidos por razão do crime em favor da União e a interdição do exercício de cargo em função pública.

(c)  Gestão fraudulenta: Pena de 04 anos de reclusão + Multa de 120 dias/multa x 10 salários mínimos/dia, vigentes à época dos fatos, devidamente corrigidos, idem.

(d)  Evasão de divisas (Item 08 da denúncia): Pena de 04 anos e 07 meses de reclusão + Multa de 100 dias/multa x 10 salários mínimos/dia, vigentes à época dos fatos, devidamente corrigidos, idem. Incidem a perda dos bens, direitos e valores auferidos por razão do crime em favor da União e a interdição do exercício de cargo em função pública.

11º) Vinicius SamaraneDiretor de Controles Internos do Banco Rural. Hoje é vice-presidente do Banco Rural.

Pena total: Reclusão de 08 anos, 09 meses e 10 dias + 230 dias/multa x 10 salários mínimos/dia.

(a)  Lavagem de dinheiro: Pena de 05 anos, 03 meses e 10 dias de reclusão + Multa de 130 dias/multa x 10 salários mínimos/dia, vigentes à época dos fatos, devidamente corrigidos, idem. Incidem a perda dos bens, direitos e valores auferidos por razão do crime em favor da União e a interdição do exercício de cargo em função pública.

(b)  Gestão fraudulenta: Pena de 03 anos e 06 meses de reclusão + Multa de 100 dias/multa x 10 salários mínimos/dia, vigentes à época dos fatos, devidamente corrigidos, idem.

(c)  Evasão de divisas: ABSOLVIDO.

(d)  Formação de quadrilha: ABSOLVIDO (In dubio pro reo – 5×5).

Leitura recomendada (clique em): Livro Polítitica

Augusto Avlis

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 154 outros seguidores

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: