COVID-19 – Décima terceira parte
“Numa enfermidade epidêmica amplamente disseminada as primeiras mil mortes causam comoção, a depender do intervalo de tempo que acontecem. À medida que o número de vítimas fatais vai aumentando, este sentimento de profundo abalo tem diminuída a sua intensidade. Imperturbáveis, as pessoas encaram as estatísticas como números frios e passam a desconfiar deles. É assim nas grandes guerras; corpos amontoados e milhares de covas abertas os esperando tornam-se cenários normais. Nesses momentos, Deus e o Diabo dão as costas e deixam tudo por conta dos homens, filhos de ambos”.
Augusto Avlis
BBC News Brasil – 07 de fevereiro de 2020. “Coronavírus: morte de médico, que havia tentado avisar sobre vírus, causa revolta e protestos na China. Qual foi a reação pública?”. Segue a matéria.
A rede social chinesa foi inundada por mensagens de revolta — é difícil lembrar um acontecimento nos últimos anos que tenha despertado tanta dor, raiva e desconfiança em relação ao governo. As duas principais hashtags usadas diziam: “O governo de Wuhan deve desculpas ao Dr. Li Wenliang” e “Queremos liberdade de expressão”. Ambas as hashtags foram rapidamente censuradas. Quando a BBC fez uma busca na Weibo nesta sexta-feira, milhares de comentários tinham sido apagados. Restavam poucos apenas. “Esta não é a morte de um denunciante. É a morte de um herói”, escreveu um usuário na Weibo. Há comentários que não citam o médico diretamente, mas abordam a crescente revolta e desconfiança em relação ao governo. “Não se esqueça de como você se sente agora. Não se esqueça dessa raiva. Não podemos deixar que isso aconteça novamente”, afirmou um usuário. “A verdade vai ser sempre tratada como um boato. Quanto tempo você vai mentir? O que mais você tem a esconder?”, acrescentou uma pessoa. “Se você está com raiva do que está vendo, se manifeste”, disse outro. “Jovens desta geração, o poder da mudança está com vocês”.
Importante o registro dos fatos noticiados pela BBC News Brasil. Uma presumida segunda onda de contaminação pelo COVID-19 será mais intensa ao redor do mundo – não há dia marcado, mas acontecerá. Na verdade ela já está acontecendo. Será que o presidente dos Estados Unidos, Donald John Trump, está correto quando acusa a China pela pandemia do Coronavírus?
Augusto Avlis
Navegue no Blog opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 997 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.
Discussão
Nenhum comentário ainda.