>
Você está lendo...
Fatos em Foco

COVID-19 – Décima terceira parte

COVID-19 – Décima terceira parte

“Numa enfermidade epidêmica amplamente disseminada as primeiras mil mortes causam comoção, a depender do intervalo de tempo que acontecem. À medida que o número de vítimas fatais vai aumentando, este sentimento de profundo abalo tem diminuída a sua intensidade. Imperturbáveis, as pessoas encaram as estatísticas como números frios e passam a desconfiar deles. É assim nas grandes guerras; corpos amontoados e milhares de covas abertas os esperando tornam-se cenários normais. Nesses momentos, Deus e o Diabo dão as costas e deixam tudo por conta dos homens, filhos de ambos”.

Augusto Avlis

BBC News Brasil – 07 de fevereiro de 2020. “Coronavírus: morte de médico, que havia tentado avisar sobre vírus, causa revolta e protestos na China. Qual foi a reação pública?”.  Segue a matéria.

A rede social chinesa foi inundada por mensagens de revolta — é difícil lembrar um acontecimento nos últimos anos que tenha despertado tanta dor, raiva e desconfiança em relação ao governo. As duas principais hashtags usadas diziam: “O governo de Wuhan deve desculpas ao Dr. Li Wenliang” e “Queremos liberdade de expressão”. Ambas as hashtags foram rapidamente censuradas. Quando a BBC fez uma busca na Weibo nesta sexta-feira, milhares de comentários tinham sido apagados. Restavam poucos apenas. “Esta não é a morte de um denunciante. É a morte de um herói”, escreveu um usuário na Weibo. Há comentários que não citam o médico diretamente, mas abordam a crescente revolta e desconfiança em relação ao governo. “Não se esqueça de como você se sente agora. Não se esqueça dessa raiva. Não podemos deixar que isso aconteça novamente”, afirmou um usuário. “A verdade vai ser sempre tratada como um boato. Quanto tempo você vai mentir? O que mais você tem a esconder?”, acrescentou uma pessoa. “Se você está com raiva do que está vendo, se manifeste”, disse outro. “Jovens desta geração, o poder da mudança está com vocês”.

Importante o registro dos fatos noticiados pela BBC News Brasil. Uma presumida segunda onda de contaminação pelo COVID-19 será mais intensa ao redor do mundo – não há dia marcado, mas acontecerá. Na verdade ela já está acontecendo. Será que o presidente dos Estados Unidos, Donald John Trump, está correto quando acusa a China pela pandemia do Coronavírus?

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 997 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se aos outros seguidores de 163

%d blogueiros gostam disto: