>
Você está lendo...
Política

Quem é o presidente do Brasil?

Quem é o presidente do Brasil?

Não faz muito tempo esta pergunta não faria ou teria sentido algum. Todavia, hoje me parece ter cabimento. Por lógica eleitoral, o capitão da reserva do Exército Brasileiro, Jair Messias Bolsonaro (PSL-RJ), foi o nome eleito Presidente da República Federativa do Brasil, no segundo turno, em 28 de outubro de 2018, com 55,13% dos votos válidos, correspondendo ao total de 57.797.847 brasileiros, homens e mulheres que acreditaram num Messias sem farda, ainda que enxergado como a única opção plausível para tirar o PT do governo e aquele capaz de implementar no Brasil uma nova ordem democrática que chamou de “Nova Política”.

O grito de guerra “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, que fundamentou a campanha de 2018, parece perder força, fôlego e eco. O implacável combate à corrupção, o compromisso com a Segurança Pública – motes de campanha de Bolsonaro, verdadeiros desafios poéticos – tiveram um “reforço extra” na conquista de eleitores: o esfaqueamento que o então candidato sofrera na cidade de Juiz de Fora, MG, na tarde duma quinta-feira, 06 de setembro de 2018, cujo autor foi o maluco do Adelio Bispo de Oliveira, outrora filiado ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) por sete anos. Se houve mandante (s) do atentado dificilmente saberemos, uma vez que o DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna) ficou no passado, portanto, não existe mais. Imagina Adelio Bispo torturado nos dias de hoje.

Muitos dos comoventes votos que Bolsonaro recebeu hoje seriam improváveis. Prova disso está estampada na recente pesquisa divulgada pelo IBOPE, na quarta-feira passada, 20/03/19, sobre a aprovação dos três primeiros meses do governo Bolsonaro. Em janeiro ele tinha 49% na classificação Ótimo/Bom; em fevereiro o índice ficou em 39%; e agora, em março, caiu para 34%. De janeiro para março houve uma queda acentuada de 15% na sua avaliação. Fato é que se continuar essa curva acelerada na desaprovação, o governo ficará em papos de aranha e a governabilidade mais do que comprometida. A oposição (de esquerda e de direita volver) torce para que a aprovação do governo Bolsonaro caia ao nível do CU de cobra – mais baixo do que isso é impossível.

A base aliada sempre esteve ao lado do governo que está dando certo e, sobretudo, com bons índices de aprovação popular. O presidente Jair Bolsonaro ainda não tem a sua base política consolidada no Congresso, muito pelo contrário, os parlamentares que se elegeram sambando atrás do trio elétrico estão mais perdidos do que cego em tiroteio. A falta de liderança é patente, assim como a de políticos agregadores. O PSL, partido do presidente, não consegue sair do palanque e lhe falta discurso persuasivo. Com 85 dias de governo Jair Bolsonaro não provou a que veio. A partir de agora ele deve ter receio dos seus generais – medo deles ainda não; só do Congresso. Dar “meia volta” é a saída?

Quem é o presidente do Brasil? Esta pergunta tem cabimento.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 933 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

 

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 152 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: