>
Você está lendo...
Política

Cogito, ergo sum

Cogito, ergo sum

É a forma em latim da frase “Penso, logo existo”. Mais ao pé da letra, a tradução seria “Penso, logo sou”.

O filósofo, físico e matemático francês, René Descartes (31/03/1596 – 11/02/1650) foi o autor da brilhante frase. Na língua latina, René Descartes era conhecido como Renatus Cartesius.

Em francês, língua original da escrita da frase, leia-se: “Je pense, donc je suis”. Pode ser lida no livro de René Descartes de título Discurso do Método, publicado em 1637.

A “dúvida absoluta” fez René Descartes mergulhar no pensamento, e, por isso, procurou chegar ao “conhecimento absoluto”, mesmo que para isso fosse obrigado a duvidar de tudo o que estava colocado no Modus Vivendi da época.

Reencarnando o pensamento de Descartes, eu gostaria de saber por qual motivo o ministro Gilmar Mendes está mandando soltar sistematicamente importantes presos da Operação Lava-Jato. Há pouco menos de um mês esse douto ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou a soltura de 20 (vinte) presos por ordem do juiz federal Marcelo Bretas da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. O 20º agraciado com a bondade de Gilmar Mendes foi o engenheiro agrônomo Antônio Claudio Albernaz Cordeiro, preso no mês passado na Operação “Câmbio, Desligo”, desdobramento da Operação Lava-Jato no Rio. Realmente, o que está acontecendo?

“Penso merda, logo sou um babaca”. Se eu começar a duvidar de tudo e procurar o conhecimento absoluto corro o risco de sofrer as consequências.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 915 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

 

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: