>
Você está lendo...
Política

Cogito, ergo sum

Cogito, ergo sum

É a forma em latim da frase “Penso, logo existo”. Mais ao pé da letra, a tradução seria “Penso, logo sou”.

O filósofo, físico e matemático francês, René Descartes (31/03/1596 – 11/02/1650) foi o autor da brilhante frase. Na língua latina, René Descartes era conhecido como Renatus Cartesius.

Em francês, língua original da escrita da frase, leia-se: “Je pense, donc je suis”. Pode ser lida no livro de René Descartes de título Discurso do Método, publicado em 1637.

A “dúvida absoluta” fez René Descartes mergulhar no pensamento, e, por isso, procurou chegar ao “conhecimento absoluto”, mesmo que para isso fosse obrigado a duvidar de tudo o que estava colocado no Modus Vivendi da época.

Reencarnando o pensamento de Descartes, eu gostaria de saber por qual motivo o ministro Gilmar Mendes está mandando soltar sistematicamente importantes presos da Operação Lava-Jato. Há pouco menos de um mês esse douto ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou a soltura de 20 (vinte) presos por ordem do juiz federal Marcelo Bretas da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. O 20º agraciado com a bondade de Gilmar Mendes foi o engenheiro agrônomo Antônio Claudio Albernaz Cordeiro, preso no mês passado na Operação “Câmbio, Desligo”, desdobramento da Operação Lava-Jato no Rio. Realmente, o que está acontecendo?

“Penso merda, logo sou um babaca”. Se eu começar a duvidar de tudo e procurar o conhecimento absoluto corro o risco de sofrer as consequências.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 915 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

 

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora