>
Você está lendo...
Política

As prostitutas e as beatas

As prostitutas e as beatas

Barganhando cargos no Governo em troca de apoio à governabilidade, o PMDB lembrou a personagem Creusa, da novela América, transmitida pela TV Globo no horário nobre. Tal comparação não deprecia, também não rebaixa o valor ou o preço de ambos, porque é difícil de estabelecê-los. Mais uma ou menos uma transação política fraudulenta não causará choque psíquico, muito menos fissura no relacionamento do Executivo com o Legislativo – as conhecidas caras só trocam de máscaras, assim como a Creusa, dependendo do momento e, lógico, das circunstâncias.

O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, está se fazendo de morto quando diz não aceitar cargos oferecidos por Lula, mas não desautoriza os seus senadores e deputados a ocupá-los, sobretudo ministérios – queriam oito, mas levarão quatro. A simulada divisão do PMDB só tem um objetivo claro: ir comendo devagarzinho o mingau quente pelas beiradas, até chegar à cadeira presidencial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesse caso, é o defunto.

Quanto ao objetivo escuro, ou melhor, pouco claro, é permanecer em cima do muro e tender para o lado do conjunto das forças políticas que se encontrarem no poder ou que serão a seu favor. Enquanto a vaca tosse, o parlamento virou casa de espetáculos, onde os cornos falam dos traídos, os homossexuais criticam os gays enrustidos, os ladrões gritam que foram roubados, enfim, a cortina baixa e a plateia fica sem saber quem fez o papel da prostituta e quem se passou por beata.

Amigos leitores, eu escrevi este texto numa sexta-feira, 01 de julho de 2005. Guardei o papel na gaveta achando que tinha escrito besteira. Enganei-me. Hoje estou vendo este filme de novo. O Brasil, como sempre, uma casa de putas governada por sacanas. Quem diria, Michel Temer, então presidente nacional do PMDB, negociando cargos no governo – farinha do mesmo saco. O inescrupuloso expediente segue como dever de ofício dos parlamentares. O Mensalão do PT não revelou tudo que queríamos; as prostitutas correram desenfreadamente para a igreja, enquanto as beatas foram trepar na Vila Mimosa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou não sendo o defunto, condição essa assumida por Dilma Rousseff.

Nota de rodapé: América é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 20 horas pela Rede Globo, no período de 14 de março a 04 de novembro de 2005 em 203 capítulos. A telenovela América substituiu Senhora do Destino e foi substituída por Belíssima.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 840 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

 

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 155 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: