>
Você está lendo...
Política

As prostitutas e as beatas

As prostitutas e as beatas

Barganhando cargos no Governo em troca de apoio à governabilidade, o PMDB lembrou a personagem Creusa, da novela América, transmitida pela TV Globo no horário nobre. Tal comparação não deprecia, também não rebaixa o valor ou o preço de ambos, porque é difícil de estabelecê-los. Mais uma ou menos uma transação política fraudulenta não causará choque psíquico, muito menos fissura no relacionamento do Executivo com o Legislativo – as conhecidas caras só trocam de máscaras, assim como a Creusa, dependendo do momento e, lógico, das circunstâncias.

O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, está se fazendo de morto quando diz não aceitar cargos oferecidos por Lula, mas não desautoriza os seus senadores e deputados a ocupá-los, sobretudo ministérios – queriam oito, mas levarão quatro. A simulada divisão do PMDB só tem um objetivo claro: ir comendo devagarzinho o mingau quente pelas beiradas, até chegar à cadeira presidencial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesse caso, é o defunto.

Quanto ao objetivo escuro, ou melhor, pouco claro, é permanecer em cima do muro e tender para o lado do conjunto das forças políticas que se encontrarem no poder ou que serão a seu favor. Enquanto a vaca tosse, o parlamento virou casa de espetáculos, onde os cornos falam dos traídos, os homossexuais criticam os gays enrustidos, os ladrões gritam que foram roubados, enfim, a cortina baixa e a plateia fica sem saber quem fez o papel da prostituta e quem se passou por beata.

Amigos leitores, eu escrevi este texto numa sexta-feira, 01 de julho de 2005. Guardei o papel na gaveta achando que tinha escrito besteira. Enganei-me. Hoje estou vendo este filme de novo. O Brasil, como sempre, uma casa de putas governada por sacanas. Quem diria, Michel Temer, então presidente nacional do PMDB, negociando cargos no governo – farinha do mesmo saco. O inescrupuloso expediente segue como dever de ofício dos parlamentares. O Mensalão do PT não revelou tudo que queríamos; as prostitutas correram desenfreadamente para a igreja, enquanto as beatas foram trepar na Vila Mimosa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou não sendo o defunto, condição essa assumida por Dilma Rousseff.

Nota de rodapé: América é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 20 horas pela Rede Globo, no período de 14 de março a 04 de novembro de 2005 em 203 capítulos. A telenovela América substituiu Senhora do Destino e foi substituída por Belíssima.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 840 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

 

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora