>
Você está lendo...
Política

Causa sem efeito

Causa sem efeito

A Doutrina Espírita dá um exemplar sentido à “Lei de causa e efeito”, ainda que as dúvidas, as incertezas e os acasos, enfim, norteiem os acontecimentos com os quais se depara o ser vivente chamado homem. Como atribuir um “motivo justo” ou “uma finalidade proveitosa” aos atos praticados e aos sentimentos? Será que todo ato da “vida moral” do homem, de fato, corresponderia uma idêntica reação direcionada a ele? Aqui se faz, aqui se paga. Você só colhe o que planta. Seria isso? Fato é que a “Ordem social” é imperfeita, daí surgem as injustiças. A moral e ética não são devidamente redistribuídas entre os humanos. Qualquer conceito contrário requer estudo profundo. A sociedade tem seus padrões morais, falta-lhe ética – não por acaso. Existem causas que não produzem mais efeitos do ponto de vista da falta de percepção.

A “Lei de causa e efeito” está se manifestando com destacada força entre nós. Podemos acordar amanhã, ou depois de amanhã, ou qualquer dia, e assistirmos a uma nova versão de “Guerra dos Mundos”, onde todos se salvam e novos destinos são traçados – finalidades proveitosas encaradas como justos motivos. Seria bom demais se fosse verdade. Além da justa medida os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal sendo todos depostos; de bom alvitre o ex-presidente Lula se suicidar; espetacular o Congresso Nacional sendo tomado pelos alienígenas do passado; maravilhoso seria se Michel Temer fugisse para o Líbano travestido de mulher; quem sabe o povo brasileiro sendo trocado por uma civilização mais evoluída. Estes são acontecimentos que, talvez, nunca me depare.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 834 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 158 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: