>
Você está lendo...
Política

Causa sem efeito

Causa sem efeito

A Doutrina Espírita dá um exemplar sentido à “Lei de causa e efeito”, ainda que as dúvidas, as incertezas e os acasos, enfim, norteiem os acontecimentos com os quais se depara o ser vivente chamado homem. Como atribuir um “motivo justo” ou “uma finalidade proveitosa” aos atos praticados e aos sentimentos? Será que todo ato da “vida moral” do homem, de fato, corresponderia uma idêntica reação direcionada a ele? Aqui se faz, aqui se paga. Você só colhe o que planta. Seria isso? Fato é que a “Ordem social” é imperfeita, daí surgem as injustiças. A moral e ética não são devidamente redistribuídas entre os humanos. Qualquer conceito contrário requer estudo profundo. A sociedade tem seus padrões morais, falta-lhe ética – não por acaso. Existem causas que não produzem mais efeitos do ponto de vista da falta de percepção.

A “Lei de causa e efeito” está se manifestando com destacada força entre nós. Podemos acordar amanhã, ou depois de amanhã, ou qualquer dia, e assistirmos a uma nova versão de “Guerra dos Mundos”, onde todos se salvam e novos destinos são traçados – finalidades proveitosas encaradas como justos motivos. Seria bom demais se fosse verdade. Além da justa medida os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal sendo todos depostos; de bom alvitre o ex-presidente Lula se suicidar; espetacular o Congresso Nacional sendo tomado pelos alienígenas do passado; maravilhoso seria se Michel Temer fugisse para o Líbano travestido de mulher; quem sabe o povo brasileiro sendo trocado por uma civilização mais evoluída. Estes são acontecimentos que, talvez, nunca me depare.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 834 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora