>
Você está lendo...
Política

Às portas do Inferno

Às portas do Inferno

A apenas dois dias do fim do recesso do Judiciário a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, homologou, na manhã de hoje, 30/01, as delações premiadas dos 77 executivos e ex-executivos da construtora Odebrecht, mas manteve o seu sigilo.

Depois de muito trabalhar neste final de semana, Cármen Lúcia resolveu tomar essa decisão levando em conta a sua condição de plantonista do STF, portanto, não precisava aguardar a nomeação do ministro relator da Lava-Jato no Supremo, substituto de Teori Zavascki, morto em acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, na tarde da quinta-feira, 19 de janeiro deste ano – 11 dias faz.

Todo o material contendo mais de oitocentos depoimentos será enviado para a Procuradoria-Geral da República e lá receberá um tratamento de choque pelos Procuradores, ou seja, sem a aplicação de anestesia. Os depoimentos passarão por um filtro de malha fina e dele sairão os pontos importantes para abertura de investigações. Os apontados que tiverem foro privilegiado serão privilegiados pelo envio dos processos para o STF (que deixará prescrever algumas ações), e quem não gozar deste foro será investigado pelos juízos de 1ª Instância, a depender das regiões onde os crimes foram cometidos, porém, a maioria ficará com o juiz Sérgio Moro.

Todas as atenções estarão voltadas para o dia 01 de fevereiro, quarta-feira próxima, quando o Supremo retornará às atividades, com o início do ano judiciário de 2017. Até sexta-feira já teremos conhecido o novo relator da Lava-Jato, cujo iluminado sairá de um sorteio promovido na Suprema Corte. Só espero que o ministro Ricardo Lewandowski, ou Dias Toffoli, não seja o sorteado, ainda que estejam na segunda turma, onde correm os processos da Lava-Jato no âmbito do STF. Não são nomes recomendados em função das trapalhadas que fizeram no julgamento da Ação Penal 470 (Mensalão), além do mais, a meu olhar e sentir, ambos não gozam de reputação ilibada.

Na medida em que a PGR avançar no “dessecamento” dos depoimentos dos 77 executivos da Odebrecht, a quebra do sigilo acontecerá normalmente – isso é inevitável, sob pena de ocorrerem vazamentos de informações para a imprensa e para a sociedade, que aguardam com ansiedade a revelação dos fatos, e, sobretudo, dos nomes de todos os envolvidos no maior dos escândalos de corrupção que o Brasil já presenciou.

A essa altura do fortalecimento das investigações, boa quantidade de políticos ratos (ou ratos políticos) está construindo novas tocas, seus cúmplices tentando acompanhá-los nessa tarefa, e novos assassinatos de autoridades da Justiça sendo programados pela máfia que comanda a corrupção no Brasil (ainda solta), como forma mais viável de se fechar as portas do Inferno, que já se encontram abertas para recebê-los com todo o calor das profundezas.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 771 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 145 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: