>
Você está lendo...
Política

Brasil inconsertável – 9ª parte

Brasil inconsertável – 9ª parte

Amigos leitores, Renan Calheiros é um calhorda. Calhorda, um adjetivo muito bem escolhido por vários manifestantes para qualificar o senador Renan Calheiros nos protestos do último domingo, 04 de dezembro de 2016. Uma data para ser gravada. Além de ratos pintados nos cartazes e faixas, a palavra calhorda aparecia em destaque, como ficará no cartaz político por longo tempo.

Hoje também é um dia para não ser esquecido. Renan Calheiros deu um chá de cadeira no Oficial de Justiça que levava em mãos a Notificação do Supremo Tribunal Federal que informava o seu afastamento da presidência do Senado, segundo Liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello, atendendo iniciativa do partido político REDE Sustentabilidade, que tem como presidentes Marina Silva e Zé Gustavo. Duas tentativas foram em vão; uma na noite de ontem na residência oficial do presidente do Senado e outra no dia de hoje no próprio Senado, onde o Oficial de Justiça permaneceu por quatro horas, de 11 as 15. Renan Calheiros acabou não assinando a Notificação, provavelmente por orientação de outro Calhorda.

O réu Renan Calheiros peitou o STF não concordando com a decisão Liminar de Marco Aurélio pondo em xeque a sua autoridade. Com a chancela dos membros da Mesa Diretora do Senado (Comissão Diretora), composta pelo presidente (o próprio Renan Calheiros), pelo 1º vice-presidente (Jorge Viana), pelo 2º vice-presidente (Romero Jucá), por quatro secretários e por quatro suplentes de secretários, quase todos assinaram um documento que dava respaldo ao não cumprimento da ordem judicial. Nessa nota de 11 motivos, a Mesa Diretora do Senado concluiu que aguardará a decisão final do STF e ratificou que não aceita a decisão monocrática tomada pelo ministro Marco Aurélio. Calhordas.

Uma crise institucional instalada entre o Legislativo e o Judiciário que pode se agravar no decorrer dos próximos dias, a depender do que for decidido na sessão de amanhã (14h) no Supremo Tribunal Federal quando a “Liminar” concedida pelo ministro Marco Aurélio será submetida à análise do plenário. De duas uma, ou o plenário desautoriza Marco Aurélio e dá razão ao senador Renan Calheiros, ou os ministros concordarão, em maioria, com a emissão da Liminar, afastando definitivamente o réu Renan Calheiros da presidência daquela casa de Leis, independente do prazo que ainda tem a cumprir antes do recesso, ou da agenda de votações. Eu fico com a segunda opinião. Nesse caso, não se trata de interferência de um poder noutro poder, de questionar a sua independência, trata-se de defender a imagem da Suprema Corte como o principal Poder da República, porque ela é a guardiã da Carta Magna e maior expressão de Justiça.

Torço para que o STF expeça uma ordem de prisão contra Renan Calheiros em razão da sua desobediência a uma decisão judicial. Vamos aguardar. Tudo poderia ter sido evitado se o Supremo Tribunal Federal julgasse no tempo certo pelo menos dois processos (do total de 12) que Renan Calheiros possui naquela Corte. Esse calhorda já deveria estar preso, ou, na melhor das hipóteses, morto pelas mãos do atual amante ciumento de Mônica Veloso.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 750 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 145 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: