>
Você está lendo...
Política

Mazelas

Mazelas

O momento político pelo qual passa o Brasil me fez rever alguns artigos que escrevi há uma década. Relendo-os, não com o intuito de fazer eventuais correções e/ou adaptações, descobri que esses dois períodos de tempo estão muito próximos. A realidade de ontem podia ser interpretada como uma previsão do hoje. A “nova leitura” de um texto escrito há 10 anos traz uma certeza, a convicção de que nada mudou, apenas alguns personagens dessa história mudaram de posição por conveniência firmada. Numa terça-feira, 15 de março de 2005, eu escrevi o artigo abaixo, de mesmo título “Mazelas”.

Duas imagens disformes revelam-se com fidelidade, a do presidente Lula e a do PT – no espelho do governo são assim refletidas. Autoritarismo e arrogância, dois ingredientes que ultimamente têm condimentado as decisões do Executivo e causado dores de cabeça no povo brasileiro. As limitações de Lula o tornam inócuo, presa fácil dos chacais da política – estejam de que lado for. Os 52,8 milhões de votos não o fazem mais forte, enquanto o seu despreparo o torna cada vez mais fraco. Sempre achei que o problema do PT é o próprio PT. O Partido dos Trabalhadores, criado há 25 anos, é marcado pelas contradições, pelas incoerências entre discurso e ações. Os seus membros tentam convalescer, mas só fazem agravar a situação do partido, que mais parece uma família emergente que não se livrou das mazelas de origem. Todos brigam entre si na defesa de interesses pessoais e de pontos de vista individualizados. A família petista foi educada na base da gritaria, da pancadaria, da contestação, da rebeldia e da radicalização. Se prostrar na oposição é o seu prato predileto – ficar na oposição, só pela oposição, é bastante cômodo. Meter o cacete é fácil. Difícil é “o fazer”, e bem feito. Nenhum modelo de governabilidade se constrói com passes de mágica, e sim, com conhecimento de causa. O PT sente a privação de uma figura agregadora e Lula nos passa a impressão que dispensa essa missão.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 656 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

2 comentários sobre “Mazelas

  1. Interessante como pouca coisa realmente mudou de lá pra cá. Mas continuo afirmando que o PT está mais perdido do que nunca. Sem proposito, sem integridade moral e ética. O custo disto tudo é encher o bolso, as custas dos trabalhadores honestos e mandar nos pobres mortais. Entre Lula e Dilma trocamos “alhos por bugalhos”.

    Publicado por nair | 07/05/2015, 23:31

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 157 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: