>
Você está lendo...
Política

Sequestro da decência – 3ª parte

1Não só parece uma corrida de touros na pradaria, como também o grande alvoroço causado pelos desdobramentos do Petrolão lembra um prostíbulo de alta classe sendo invadido por peões, colocando em risco o ponto de encontro das putas e diminuindo o seu faturamento. Para o nosso torpor, todo dia aparece um fato novo envolvendo novos artífices da corrupção na Petrobras – e a cada instante a grave crise da estatal cai no colo do Palácio do Planalto, que não sabe o quê fazer com ela, ou, simplesmente não quer pelo fato de estar envolvido. O cerco da Operação Lava-Jato está se fechando e o pavor dos nomes de Lula e Dilma Rousseff serem citados tem feito o galo cantar no quintal da Pátria. Não é possível que a conexão dos dois com os crimes de corrupção investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal ainda não foi feita. O Brasil quer saber quando a verdade total será revelada. Todos, eu disse todos, os esquemas espúrios aconteceram nas suas barbas e não sabiam de nada, não viram nada, nunca foram participados de nada. Na encruzilhada do crime despachos foram feitos para livrar os presidentes da República, os petistas Lula e Dilma Rousseff. Lula escapou do processo de impeachment por época do Mensalão pela “conivência velada” da Justiça. Será que Dilma Rousseff conseguirá não se sujar com o lamaçal de corrupção que tomou conta da Petrobras? Será que mais uma vez não haverá imputação do crime de responsabilidade como mínimo de pena aplicável aos mandatários do nosso país?

A partir de hoje, terça-feira, 03 de fevereiro de 2015, Graça Foster não é mais presidente da Petrobras. Esta notícia veio coincidir com o depoimento da ex-gerente executiva da Diretoria de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca. Ela é uma das testemunhas de acusação da 7ª fase da Operação Lava-Jato e deverá ser ouvida ainda hoje pelo juiz Sérgio Moro na Justiça Federal do Paraná. O depoimento de Venina Velosa da Fonseca é muito aguardado porque pode comprometer definitivamente Graça Foster no esquema de corrupção na estatal. Segundo Venina, em revelações anteriores, afirmou que fez vários alertas à diretoria da Petrobras sobre irregularidades nos contratos firmados com as empreiteiras, inclusive à própria Graça Foster, em pessoa e por e-mails – Venina disse, ainda, que fora ameaçada de morte pelo menos por duas vezes. A presidente Dilma Rousseff se antecipou ao depoimento de Venina Velosa da Fonseca colocando no “olho da rua” a sua amiga íntima Graça Foster antes que provas contundentes a comprometessem. Dilma dirá aos incautos “Eu tomei a decisão antes”. Mas, deixou um importante espaço aberto para que a depoente Venina Velosa da Fonseca fique mais à vontade e “não pressionada” pelas, digamos, circunstâncias. A situação de Graça Foster era insustentável na presidência da Petrobras e acredito que fora dela também será. Vamos ver se agora ela abrirá a boca perante a Justiça sobre o esquema de propinas; pelo menos alguma desculpa dará na entrevista coletiva na sede da estatal no Rio de Janeiro. Dilma Rousseff segurou Graça Foster no cargo até o último momento, certa de que a ex-presidente da Petrobras seria o seu “escudo de defesa” para que as denúncias de corrupção não alcançassem o executivo federal. Graça Foster divulgou que a Petrobras deveria “baixar” seus ativos em R$ 88 bilhões em razão da corrupção e da falta de planejamento, agora falta dizer quem são os responsáveis por tamanha roubalheira, que fez a estatal perder 75% do seu valor de mercado. Não podemos pagar mais esta conta.

Nota de rodapé: A presidente da Petrobras Graça Foster está oficialmente demitida. Dilma Rousseff aguarda o nome do sucessor de Graça Foster para dar a notícia ao povo brasileiro, lógico, contra a sua vontade. Até agora ninguém se aventurou a assumir a bronca. A ainda não demitida presidente Dilma deveria refletir sobre o seu pedido de renúncia antes que o pior aconteça.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 613 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

3 comentários sobre “Sequestro da decência – 3ª parte

  1. Avatar de nair

    Ainda tem muita merda no ventilador, espero que peguem os donos da merda, o pior é aguentar o mau cheiro. A casa cai e ninguém é responsável pelos danos causados. A estrutura tá toda comprometida.

    Publicado por nair | 07/02/2015, 19:24
  2. Avatar de Craig Robinson

    Great post thank youu

    Publicado por Craig Robinson | 28/07/2023, 11:48

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora