>
Você está lendo...
Política

Farelo aos porcos – 1ª parte

1A votação da proposta que altera (reduz) a meta fiscal de 2014, colocada pelo governo federal, foi adiada para a próxima terça-feira, 02 de dezembro, em sessão do Congresso Nacional, marcada para iniciar as 12h00min. O governo esperava a aprovação da matéria na sessão de quarta-feira, 26, mas não houve quórum no Senado nem na Câmara dos Deputados, de modo que o governo saiu derrotado. A oposição venceu a briga regimental. Na noite de terça-feira, 25, em sessão também tumultuada, o Congresso aprovou em bloco, na base da forçação de barra, e em cédula única de papel, os 38 vetos presidenciais que aguardavam votação e que obstruíam a pauta do Congresso, portanto, nenhum deles foi derrubado. Com a pauta totalmente limpa, Renan Calheiros viu caminho livre para colocar em votação o projeto governista. Dilma Rousseff aguardava como certa a sua aprovação para assim anunciar, com relativa tranquilidade, na quinta-feira, 27, a nova equipe econômica do seu segundo governo (Joaquim Levy como ministro da Fazenda, Nelson Barbosa como titular do Planejamento e a permanência de Alexandre Tombini no Banco Central) – desse modo, os comandantes da economia não herdariam o “balaio fiscal de gatos”, caso os ventos soprassem a favor do governo no Congresso. Pelo visto, herdaram a bronca e terão que se virar, com ou sem o bedelho da presidente radical; para não dizer outra coisa.

Valendo-se de uma manobra regimental ordinária, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator do projeto que trata exclusivamente da meta do superávit primário, abriu a sessão do Congresso Nacional ao meio-dia desta última quarta-feira, 26, com o quórum da sessão do dia anterior, quando foram votados os vetos presidenciais – coisa que não poderia ter feito; o pior é que o senador Renan Calheiros aprovou esse procedimento, tanto que deu prosseguimento à sessão, e foi aí que a oposição subiu nas tamancas. Acabou que os parlamentares reuniram-se não para votar matéria de interesse da presidente da Copa & Cozinha Dilma Rousseff, mas sim para assistir a uma sessão de Telecatch. O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), foi solenemente xingado pelo líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE). Houve de tudo na sessão, gritaria, dedos em riste, bate-boca de dar inveja às lavadeiras de fundo de quintal, ânsias de vômito, sensações de desmaio, outros tipos de xingamentos proibidos para menores de idade, resmungos, rezas brabas, enfim, um festival de horrores. Pressionado pela oposição, até porque não havia quórum, com cara de Ted Boy Marino, o bom garoto de recado Renan Calheiros encerrou a sessão sem apresentar arranhões na cara, contusões ou escoriações pelo corpo – só na consciência, caso a tenha.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 601 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

2 comentários sobre “Farelo aos porcos – 1ª parte

  1. A coisa tá feia, não sabemos mais o que fazer,estamos vendo tudo ruir e não podemos fazer nada,o povo tá cansado, enojado. Triste final de ano esse. Mas mesmo assim, vamos ter que reagir, como? de que maneira? sinceramente não sei…espero que sejamos triunfadores. Ver noticias ruins,mentiras, roubalheiras, este é um país de faz de conta. Qual atitude tomar? vamos pedir pros bandidos saquearem todos os políticos, daremos a eles uma prisão digna com boa comida, faremos igual ao EUA, dois em cada cela, será que topam?

    Publicado por Nair Santos | 28/11/2014, 19:50

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 155 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: