>
Você está lendo...
Política

O poder e o crime

1O poder e o crime convivem lado a lado de maneira que um exerce influência sobre o outro. Ainda que sejam duas sensações distintas, poder e crime, cada qual caminhando na sua própria estrada, lá na frente acabam se encontrando e criando vínculos de interdependência, sobretudo quando surge um terceiro agente, o dinheiro – acompanhado da facilidade de obtê-lo. Objetivos traçados, em um determinado momento da relação espúria, o canibalismo torna-se inevitável. O poder do mandatário nem sempre se sobrepõe à desobediência e à falta de juízo do criminoso paralelo. O “influenciador” muda de perfil quando lhe convém; quem manda passa a obedecer e quem é ordenado acaba mandando.

No julgamento da Ação Penal 470, Processo do Mensalão, nós vimos o Supremo Tribunal Federal ser transformado num novo Ministério do Executivo; pelo menos foi essa a impressão que determinados ministros nos passaram durante as 53 sessões consumidas, sem contar com tantas outras sessões destinadas ao julgamento dos Embargos de Declaração e dos Embargos Infringentes. Nas Eleições de outubro 2014 também vimos o Tribunal Superior Eleitoral “sofrer” mudanças das suas competências, dando a ideia de que o Poder Executivo exercia algum tipo de influência. O “influenciador” muda de perfil quando lhe convém; quem manda passa a obedecer e quem é ordenado acaba mandando. O STF e o TSE deveriam ser tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em razão da vinculação daqueles dois institutos a fatos da história recente do Brasil e por seu excepcional “valor artístico” de interesse público.

A temerária cumplicidade entre o poder e o crime, que sempre foi colocada debaixo do tapete vermelho, tem suas origens e graus de interesse. Os malfeitos do PT, e dos seus aliados, se continuarem recebendo um ‘tratamento materno’ por parte das instâncias que deveriam primar pela Justiça, teremos brevemente um colapso social no país com sérias consequências – e a credibilidade do Brasil jogada às ravinas. Não dá para imaginar o STF ser transformado em “Corte de Injustiças”. A Operação Lava-Jato, deflagrada pela Polícia Federal no dia 17 de março de 2014, está se desenhando um “divisor de águas” na questão das atuações investigativas por parte da PF e do MPF. A enxurrada de denúncias que envolvem a Petrobras tem deixado a opinião pública abalada – o efeito dominó é avassalador.

O gigantesco esquema de propinas que sangrou impiedosamente os recursos da maior estatal brasileira põe um ponto de interrogação sobre as nossas cabeças: Por que isso não foi descoberto antes? A meu sentir, o poder de decisão para mudar de fato e de direito o Status quo criminoso estava comprometido até o pescoço. Dependendo das circunstâncias, o crime compensa e o poder é descartado temporariamente em função dos ganhos obtidos.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 599 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

2 comentários sobre “O poder e o crime

  1. Avatar de Nair Santos

    Realmente vc tem toda razão, qdo diz que o poder é descartado em função dos ganhos obtidos,eles não vão parar por enquanto esse partido não saquear os Brasileiros, a miséria nos espera.É triste saber quão ignorante e insensível é esse povo. Também nunca passaram fome, nunca tiveram que abrir mãos das facilidades, dos jeitinhos. Assim nasce a malandragem, o inescrupuloso. Agora, para por um freio em tudo, temos que penar, passar por situações que muitas vezes nos deixa arrasados, sentimento de inutilidade, sem direção. Assim vale a máxima do ex-presidente Getúlio. “Para os amigos tudo,para os inimigos os rigores da lei”.

    Publicado por Nair Santos | 25/11/2014, 19:38
    • Avatar de augustoavlis

      “PARA OS AMIGOS TUDO, PARA OS INIMIGOS OS RIGORES DA LEI”. Esta frase, de autoria de Getúlio Vargas, tem pouco mais de sete décadas. Ela simplesmente resume o nivel de podridão e desqualificação das nossas Instituições como um todo. Veja como que na década de 40 (1940) a visão de um estadista retratava as mazelas de governo e ao mesmo tempo mostrava aos brasileiros a sua diversidade e multifaceta – a partir deste cenário as Leis são feitas e aplicadas segundo diferentes condições, influências e poderes dos indivíduos que, uma vez agrupados, formam as sociedades organizadas.

      Publicado por augustoavlis | 26/11/2014, 09:52

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora