Pergunte aos candidatos presidenciáveis – 13ª pergunta
Às vésperas do primeiro debate na Rede Bandeirantes de TV, acontecido na terça-feira, 26 de agosto de 2014 (22h00min) entre os 07 candidatos a presidente da República (Pastor Everaldo – PSC, Luciana Genro – PSOL, Marina Silva – PSB, Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT, Levy Fidelix – PRTB e Eduardo Jorge – PV) para a gestão 2015/2018, eu formulei uma série de 20 (vinte) perguntas a serem feitas aos candidatos presidenciáveis, apenas como sugestão, e as encaminhei diretamente à emissora através de e-mail. Abaixo, a título de registro, eu estou reprisando as perguntas e as ratificando neste meu BLOG.
DINHEIRO PÚBLICO PARA CUBA. O apoio financeiro prestado pelo governo brasileiro aos países da América Latina entrou na pauta presidencial, tanto que a presidente Dilma Rousseff endossa o apoio do seu governo a obras de infraestrutura em países vizinhos, sobretudo em Cuba. A liberação de crédito para o desenvolvimento de projetos no continente, segundo o governo brasileiro, está condicionada à participação direta de nossas empresas nas obras e no fornecimento de insumos. Uma contrapartida questionada, porque não é garantia de geração de empregos e distribuição de renda em nosso território. Essa “política de apoio” tirou do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social US$ 682 milhões para o porto de Mariel, representando 71% dos US$ 957 milhões orçados para a construção do Terminal de Contêineres.
Pergunta: Qual é a opinião dos candidatos sobre essa “política de apoio”, ela favorece a Ditadura Cubana? Se eleitos darão continuidade a ela? O governo brasileiro, tirando os recursos públicos do Brasil para investir lá fora, está assumindo a sua responsabilidade de se considerar a maior potência regional?
Augusto Avlis
Discussão
Nenhum comentário ainda.