>
Você está lendo...
Política

Pergunte aos candidatos presidenciáveis – 9ª pergunta

Pergunte aos candidatos presidenciáveis 9ª pergunta

Às vésperas do primeiro debate na Rede Bandeirantes de TV, acontecido na terça-feira, 26 de agosto de 2014 (22h00min) entre os 07 candidatos a presidente da República (Pastor Everaldo – PSC, Luciana Genro – PSOL, Marina Silva – PSB, Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT, Levy Fidelix – PRTB e Eduardo Jorge – PV) para a gestão 2015/2018, eu formulei uma série de 20 (vinte) perguntas a serem feitas aos candidatos presidenciáveis, apenas como sugestão, e as encaminhei diretamente à emissora através de e-mail. Abaixo, a título de registro, eu estou reprisando as perguntas e as ratificando neste meu BLOG.

ECONOMIA / INFLAÇÃO. Há praticamente 12 anos o Estado intervém na economia, digamos, de forma exagerada; o Brasil vem perdendo o ritmo de crescimento, sobretudo no governo Dilma Rousseff, que vem atribuindo o mau desempenho da economia às crises internacionais – uma desculpa que não está mais convencendo o empresariado. A economia está numa cápsula de congelamento, o país não cresce, as expectativas são sombrias e provavelmente fecharemos o ano abaixo de 1%. A inflação, projetada para fechar 2014, deve ficar acima de 6%; a continuar o estado de coisas, em breve baterá a casa de dois dígitos. Os políticos são bons no exercício de falácia, pintam o pior quadro com as cores da normalidade, os nossos ouvidos não aguentam mais conversa pra boi dormir. Os economistas palacianos querem que o povo coma sardinha e arrote caviar. A recessão bate à nossa porta e o governo federal insiste em dizer que ela não foi convidada para a festa das incompetências.

Pergunta: Senhores candidatos. Tendo em vista que o cenário da política econômica é de muitas incertezas, impedindo previsões de médio e longo prazos, o que os candidatos pensam em fazer com a equipe econômica, mantê-la ou substituí-la a partir de 1º de janeiro de 2015? O que o Brasil precisa fazer para voltar a crescer, sabendo de antemão que 2015 será um ano de ajustes fiscais, do combate à inflação e correção do câmbio, ações que fatalmente reduzirão os investimentos nos setores produtivos e na infraestrutura do país, além de acontecer um provável racionamento de energia elétrica, levando-se em conta a oferta de energia x demanda de consumo?

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 525 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora