>
Você está lendo...
Política

Pergunte aos candidatos presidenciáveis – 7ª pergunta

Pergunte aos candidatos presidenciáveis 7ª pergunta

Às vésperas do primeiro debate na Rede Bandeirantes de TV, acontecido na terça-feira, 26 de agosto de 2014 (22h00min) entre os 07 candidatos a presidente da República (Pastor Everaldo – PSC, Luciana Genro – PSOL, Marina Silva – PSB, Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT, Levy Fidelix – PRTB e Eduardo Jorge – PV) para a gestão 2015/2018, eu formulei uma série de 20 (vinte) perguntas a serem feitas aos candidatos presidenciáveis, apenas como sugestão, e as encaminhei diretamente à emissora através de e-mail. Abaixo, a título de registro, eu estou reprisando as perguntas e as ratificando neste meu BLOG.

SAÚDE. No dia 08 de abril deste ano o ex-presidente Lula concedeu uma entrevista coletiva aos blogueiros e sobre o tema Saúde ele disse (trecho da fala): “Eu tive o terceiro tratamento, que foi o tratamento do Lula já famoso, né. Aí ele tem tudo. Aí, sabe, você tem tratamento… Você, depois do Lula presidente… Tem que ser assim, o presidente é muito bem tratado. Então eu sei quais são os níveis de tratamento que tem o ser humano nesse país. E os planos de saúde não resolvem os problemas. Não resolve os problemas. Toda vez que você vai universalizando o acesso das pessoas às coisas, você vai colocando uma quantidade enorme de gente no sistema e você vai diminuindo a qualidade. […] Não é possível você levar saúde de qualidade às pessoas se não tiver dinheiro. Permitir que um ser humano tenha acesso à alta complexidade e ao tal do especialista precisa de dinheiro. […] Ah, eu, quando for no Sírio Libanês, fazer check-up, eu chego lá, os melhores médicos e as melhores máquinas. Porque, é o seguinte: pra fazer o check-up hoje, ninguém pergunta mais o que você tem. Você tá com dor de barriga? Você tá indo ao banheiro? Você tá urinando bem? Você tá? Ninguém pergunta mais isso. Você chega lá, o cara diz: Máquina um… Pá… Máquina dois… Pá… Máquina três… Você passa numa série de máquinas, tira exame de sangue, o cara diz: Tá aqui, ó, você tá bom ou você tá mau. O povo não tem acesso a isso. O povo não tem acesso a isso. E se não tiver dinheiro, a gente nunca vai conseguir fazer com que ele tenha. As pessoas falam: Ah, mas é falta de gestão. Possivelmente tem um pouco de gestão. Possivelmente tem um pouco de gestão, mas é dinheiro de verdade. Ou nós compreendemos que é preciso colocar dinheiro pra pagar melhores os médicos. Por que o atendimento no Sarah Kubitschek é de qualidade? […] Não pense que o Mais Médicos resolve o problema. O Mais Médicos vai agravar o problema. Por que? Porque, na hora que a pessoa tem acesso ao primeiro médico, ele vai necessitar do primeiro especialista. Ou seja, na hora que o médico descobre que ele tem um problema no joelho, um problema no tornozelo, um problema não sei aonde, ele fala: Vai procurar um otorrino, um oftalmologista, vai procurar um ortopedista, vai procurar, sabe, um médico especialista no coração. Aí entra o problema. Aí o cara tem que entrar numa fila e esperar cinco ou seis meses. […] Sabe, a saúde custa caro, o médico tem que ser bem pago, precisa ter equipamento, precisa ter grandes laboratórios, para que todo mundo tenha acesso. E o SUS, se vocês um dia conheceram bem o SUS, o SUS é motivo de orgulho desse país. Poucos países têm um sistema de saúde pública como o SUS, que atende, sabe…”.

Pergunta: O Programa do governo federal “Mais Médicos” completará um ano na terça-feira, 02 de setembro de 2014. O Programa “Mais Médicos” está presente em 3.785 dos 5.570 municípios brasileiros. Os 14 mil profissionais cadastrados, sendo 11 mil cubanos, enfrentam muitos desafios para desenvolver os trabalhos médicos, deparando-se com uma infraestrutura precária dos postos de saúde, falta de medicamentos básicos, déficit de profissionais da área, recusa de encaminhamentos para especialistas e até ficam expostos à violência urbana. Os senhores candidatos concordam com as palavras do ex-presidente Lula sobre a situação da Saúde brasileira? Não há contradições nas suas afirmativas considerando o que pensam o governo federal e o Ministério da Saúde? Lula afirmou também que o SUS é motivo de orgulho desse país, vocês concordam?

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 523 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora