Pergunte aos candidatos presidenciáveis – 6ª pergunta
Às vésperas do primeiro debate na Rede Bandeirantes de TV, acontecido na terça-feira, 26 de agosto de 2014 (22h00min) entre os 07 candidatos a presidente da República (Pastor Everaldo – PSC, Luciana Genro – PSOL, Marina Silva – PSB, Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT, Levy Fidelix – PRTB e Eduardo Jorge – PV) para a gestão 2015/2018, eu formulei uma série de 20 (vinte) perguntas a serem feitas aos candidatos presidenciáveis, apenas como sugestão, e as encaminhei diretamente à emissora através de e-mail. Abaixo, a título de registro, eu estou reprisando as perguntas e as ratificando neste meu BLOG.
GOVERNABILIDADE. Parto do pressuposto que ninguém governa sozinho. Costumo dizer que há uma regra expressa na política: “Todas as galinhas do reino para o Rei”. Mas, o Rei, de vez em quando, precisa dar algumas galinhas aos súditos para que estes não morram de fome e assim justificar a continuidade do reinado. Sem o apoio do Congresso Nacional o presidente da República, seja quem for o eleito, não terá a sustentabilidade necessária, não conseguirá governar, não conseguirá administrar o país, não conseguirá cumprir as promessas feitas em período de campanha, o seu programa de governo ficará comprometido, não fará absolutamente nada, até que se renda às exigências dos parlamentares. O impeachment do Collor deixou marcas na história política do país. Em 29 de setembro de 1992 o processo de impeachment foi aprovado pela Câmara dos Deputados, por 441 votos a favor e 38 contra, afastando o Presidente da República Fernando Collor de Mello, que fora empossado no dia 15 de março de 1990, após derrotar o candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das primeiras eleições presidenciais diretas após o fim da ditadura militar.
Pergunta: Os senhores candidatos darão pedras preciosas da sua coroa aos congressistas para garantir a governabilidade, ou seja, farão as “concessões de praxe” em troca de apoio político nas duas casas legislativas que compõem o Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado Federal? Como será a relação do governo federal com os “lobistas” e com as “empreiteiras”, aqueles intermediários e empresários indicados pelos parlamentares para atuarem junto às Estatais, prática revitalizada no governo do PT?
Augusto Avlis
Discussão
Nenhum comentário ainda.