>
Você está lendo...
Esportes

Copa do Mundo – 14ª parte – Queda dupla, 1ª queda

1Após sofrer uma joelhada acidental do lateral direito colombiano Zúñiga, aos 41 minutos do 2º tempo, o atacante Neymar está fora da Copa do Mundo – ele sofreu fratura na terceira vértebra lombar. Coisas do futebol moderno, e do passado também. Estádio Castelão, Fortaleza, Ceará; a Seleção brasileira venceu a Colômbia por 02 a 01 no tempo normal de jogo e está na semifinal contra a poderosa Seleção da Alemanha, hoje, terça-feira, 08, 17h00min, Estádio Mineirão, Belo Horizonte. Consultei “Os Simpsons” e eles me falaram que desta vez não cairá só um jogador brasileiro, cairão os 11 jogadores (mais os reservas) diante da Alemanha. Isso não é “Teoria da Conspiração”, apenas uma previsão fundamentada na qualidade do futebol que o Brasil apresentou nas cinco partidas que disputou até agora no mundial. Porém, uma variável decisiva pode entrar em campo e decretar a vitória do escrete canarinho sobre a Alemanha – estou falando da atuação dos árbitros, como seres humanos eles podem se deixar corromper. Por que não? A FIFA e a CBF conhecem bem esse expediente. A propósito, outras caras e bocas de Neymar, e dos narradores esportivos, a imprensa registrou com propriedade (a mesma imprensa que cria ídolos com pés de barro, ou corpo inteiro), de modo que as imagens estão disponíveis nas redes sociais e em sites especializados para quem desejar vê-las. O Brasil precisa levar um choque de realidade, acordar do sono profundo. Por sorte, o ônibus da Seleção brasileira não passará debaixo do viaduto “Batalha dos Guararapes” que desabou na quinta-feira, dia 03, por volta das 15h, na Avenida Pedro I, região da Pampulha, em Belo Horizonte. No acidente morreram duas pessoas e 23 ficaram feridas. Coincidência, ou não, 23 foram os jogadores convocados por Felipão para servir à pátria.

Esta Copa do Mundo ficará marcada na história mundial do futebol como a “Copa dos erros de arbitragem”, a “Copa das sacanagens”, a “Copa da corrupção”. Leia-se: R7 NOTÍCIAS – Rio de Janeiro, 03/07/2014 às 14h29min (Atualizado em 03/07/2014 às 14h58min). Polícia investiga se membro da FIFA envolvido com cambistas estaria hospedado no Rio. “A Polícia Civil do Rio está investigando se um membro da FIFA, que estaria envolvido em esquema de venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo, estaria no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada em coletiva nesta quinta-feira (3). De acordo com a polícia, um dos 11 presos durante a operação Jules Rimet falou em depoimento que um integrante da Federação Internacional de Futebol estaria envolvido no caso e estaria hospedado no Copacabana Palace até o fim do mundial. Segundo o delegado responsável pela investigação, Fábio Barucke, da delegacia da Praça da Bandeira (18ª DP), existem outros sete suspeitos que ainda não foram detidos, entre eles o integrante da FIFA e um chinês, que seria responsável pela venda de ingressos em São Paulo. A polícia pretende acelerar as investigações para que os suspeitos sejam presos antes de saírem do país. De acordo com Barucke, a comissão técnica da Seleção brasileira e jogadores também serão investigados”.

Raymond Whelan, diretor-executivo do Escritório de Acomodação da Match Services, foi preso na tarde de ontem, segunda-feira, 07, e responderá por dois crimes. O inglês de 64 anos, Ray Whelan, foi enquadrado no Art. 41 do Estatuto do Torcedor – fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete – e no Art. 288 do Código Penal, que trata do crime de Formação de Quadrilha. A empresa Match Services presta serviços para a FIFA; o presidente da entidade, Joseph Blatter, e o secretário-geral da FIFA, Jéròme Valcke, não quiseram comentar o episódio e se limitaram a dizer que a FIFA emitirá um comunicado a respeito. Da suíte em que se encontrava no Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio, Raymond Whelan, suspeito de chefiar uma quadrilha internacional de cambistas, será encaminhado para o Complexo Penitenciário de Gericinó, localizado na Zona Oeste da capital carioca. Se a presidente da Copa & Cozinha, Dilma Rousseff, disponibilizar a Comissão Nacional da Verdade, quem sabe outras verdades aparecerão para o nosso costumeiro espanto. Evidentemente que esta notícia não interessa aos torcedores brasileiros, uma informação desnecessária; a contusão de Neymar e a representada tristeza da atriz global Bruna Reis Maia Marquezine têm destacada importância neste momento – nada mais. Vamos ver agora como a mídia esportiva tendenciosa (alguns profissionais da imprensa esportiva lotados em grandes veículos de comunicação chegam a causar asco) vai se comportar na probabilidade do Brasil não se consagrar campeão da Copa 2014. Um álibi já está na agulha para ser empregado e com certeza a desgraça será atribuída à ausência de Neymar. “O Brasil perdeu porque Neymar não jogou, porque ficou fora da Seleção”. Então eu pergunto: “E os outros 22 jogadores, o quê fizeram?”. Os astros exercem influência na natureza – sobretudo nos seus quatro elementos básicos, terra, ar, água e fogo –, mas não na natureza humana, esta não depende de ninguém e de nada para agir, só da vontade própria.

De nada adiantou os brasileiros esbravejarem sobre o “acidente de trabalho” que motivou o afastamento do queridinho Neymar da Seleção brasileira, porque a FIFA resolveu não punir o jogador Juan Camilo Zúñiga da Colômbia por ter acertado uma joelhada acidental nas costas do atacante brasileiro deixando-o fora dos dois últimos jogos. Para aumentar a raiva daqueles que ainda acreditavam numa virada de mesa, ontem, 07, a FIFA também manteve o cartão amarelo dado pelo árbitro espanhol Carlos Velasco ao zagueiro Thiago Silva por ter entrado na frente do goleiro David Ospina Ramírez impedindo-o de lançar a bola para ligar um contra-ataque da Colômbia – com a suspensão mantida de Thiago Silva (02 amarelos), Felipão deve ter arrancado os poucos cabelos que ainda lhe restavam, e a Alemanha ficou livre dele. A forte pressão feita pela CBF, pela mídia tendenciosa e pelos tresloucados torcedores brasileiros só serviu para acelerar a evacuação fecal (rejeição de matérias excrementícias). Como os brasileiros têm memória curta, obviamente não se lembram – ou fazem questão de não lembrar – da cotovelada que Neymar deu no jogador Luka Modrić, da Croácia, no jogo de abertura da Copa, cuja falta resultou em cartão amarelo para o atacante brasileiro que, na ocasião, deveria ter sido expulso. E agora José fala alguma coisa? Voltemos ao passado, faz 20 anos, Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos. No primeiro tempo do jogo nas Oitavas de Final, o lateral Leonardo da Seleção brasileira deu uma fortíssima cotovelada no jogador meio-campista Tab Ramos da Seleção dos EUA causando-lhe fraturas no crânio e no maxilar – a agressão levou Tab Ramos para o hospital e o tirou definitivamente da competição. Mas, tudo bem, tudo legal! O futebol tem as suas particularidades e parcialidades, de modo que a dor somente nós sentimos.

“Uma jogada normal, nunca tive a intenção de fazer mal ao jogador. Quando estou em campo, faço de tudo para defender meu país, é a camisa que eu visto, mas sem a intenção de lesionar qualquer jogador. É uma coisa muito triste, mas espero que, com a ajuda de Deus, não seja nada mais grave e que ele melhore, pois todos sabem que é um grande talento para o Brasil”.

Zúñiga

Augusto Avlis

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: