>
Você está lendo...
Esportes

Copa do Mundo – 6ª parte – Lista dos Convocados

1Quarta-feira, 07 de maio de 2014, o técnico da Seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, leu a lista dos 23 jogadores convocados, faltando 36 dias para a abertura oficial da Copa do Mundo FIFA de Futebol, com o jogo Brasil e Croácia, 12/06, 17h00min, Arena Corinthians. Jogadores que estão na galeria da fama, detentores de contratos internacionais, e que, por força maior, já figuravam na lista prévia de convocação e anunciá-los foi uma questão de formalidade. Simples assim. A escolha dos 23 jogadores seguiu um breve “ritual de recomendações”, coube a Felipão oficializá-los perante a mídia para conhecimento geral. Felipão que, aliás, é um mero e bom cumpridor de determinações superiores. Isso vale para a disputa da Copa Mundial aqui no Brasil como lá fora – a banda toca do mesmo jeito. Esses jogadores expostos na galeria da fama, se não convocados para a Seleção brasileira perderiam os seus preços de revenda e seus “proprietários” acabariam perdendo muito dinheiro, sejam empresas patrocinadoras oficiais, sejam clubes de futebol, sejam cartolas intermediários. Nos contratos deve existir uma cláusula nesse sentido. Sem dúvida alguma a Seleção brasileira é uma vitrine onde são expostos produtos caros e, digamos, melhores avaliados no mercado da bola, outros com tendência de valorização por especialistas financeiros que atuam na área de esportes, também diretamente interessados no negócio. Agora, se o desempenho deles não for satisfatório em campo, uma velha desculpa já está na ponta da língua do Felipão: “Não tiveram tempo de treinar, por isso perderam a competição”. “Vamos continuar trabalhando e pensar no Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2018, na Rússia” – diria o equilibrado Carlos Alberto Gomes Parreira. Assim sendo, a ordem do dia é voltar a pensar no Campeonato Brasileiro. Papai Noel vem aí, e todos com a bunda na janela! O governo federal com o saco cheio de presentes, impostos a cobrar dos eternos torcedores.

Lista dos convocados para a Copa do Mundo FIFA de 2014

01 – JÚLIO CÉSAR Soares de Espíndola, goleiro do Toronto FC. 02 – JEFFERSON de Oliveira Galvão, goleiro do Botafogo. 03 – VICTOR Leandro Bagy, goleiro do Atlético Mineiro. 04 – DANIEL ALVES da Silva, lateral do Barcelona. 05 – MAICON Douglas Sisenando, lateral da Roma. 06 – MARCELO Vieira da Silva Júnior, lateral do Real Madrid. 07 – MAXWELL Scherrer Cabelino Andrade, lateral do Paris Saint Germain. 08 – THIAGO Emiliano da SILVA, zagueiro do Paris Saint Germain. 09 – DAVID LUIZ Moreira Marinho, zagueiro do Chelsea FC. 10 – DANTE Bonfim Costa Santos, zagueiro do Bayern de Munique. 11 – HENRIQUE Adriano Buss, zagueiro do Napoli. 12 – LUIZ GUSTAVO Dias, volante do Wolfsburg. 13 – Fernando Luiz Roza, FERNANDINHO, volante do Manchester City. 14 – José Paulo Bezerra Maciel Júnior, PAULINHO, volante do Tottenham. 15 – RAMIRES dos Santos do Nascimento, volante do Chelsea FC. 16 – Anderson HERNANES de Carvalho Viana Lima, volante da Inter de Milão. 17 – OSCAR dos Santos Emboaba Júnior, meia do Chelsea FC. 18 – NEYMAR da Silva Santos Júnior, atacante do Barcelona. 19 – Frederico Chaves Guedes, FRED, atacante do Fluminense. 20 – Givanildo Vieira de Sousa, HULK, atacante do Zenit. 21 – BERNARD Anicio Caldeira Duarte, atacante do Shakhtar Donetsk. 22 – João Alves de Assis Silva, JÔ, atacante do Atlético Mineiro. 23 – WILLIAN Borges da Silva, atacante do Chelsea FC.

Dos 23 jogadores convocados para a Seleção, 19 atuam no exterior e 04 jogam no Brasil (os goleiros Jefferson e Victor, os atacantes Jô e Fred). O improviso também se faz presente na Seleção brasileira. Uma formação de jogadores que nunca treinaram ou jogaram oficialmente com a tática exigida. Na preleção com os jogadores, a cada partida, estou convicto que Felipão deva dizer, em forma de recado: “Entrem em campo e joguem como vocês sabem. Deixo por conta de vocês. Se vencerem o jogo o prêmio é de tanto”. Até hoje eu só conheci um jogador que não precisava de instruções de técnico para jogar futebol, independente da importância da partida. Esse jogador chamava-se Garrincha (Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha; nasceu na cidade de Magé/RJ, em 28/10/1933 e faleceu no Rio de Janeiro, em 20/01/1983). Garrincha foi o maior ponta-direita do Brasil, fez fama internacional por conta dos seus dribles estonteantes favorecidos pelas suas pernas tortas. Foi campeão do Mundo nas Copas de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile). Naquela época não acontecia o que acontece hoje, o técnico escala 300 jogadores nos amistosos e para a Copa do Mundo convoca sempre os mesmos, com raras novidades. Não sei dizer se é por estratégia de enxadrista ou se é por imposição. Os 200 milhões de técnicos brasileiros (incluindo as crianças e os recém-nascidos) se posicionarão contra, a favor, mais ou menos contra ou mais ou menos a favor (em cima do muro). A mídia especializada não sairá da sua zona de conforto, até porque, por dever de ofício, dará a sua opinião após o resultado final: “Não, não há dúvida, o inacreditável aconteceu!”. O babaca do Galvão Bueno diria outra coisa na eventual derrota do Brasil: “Não merecíamos perder, ainda somos os melhores do mundo. Viva a Seleção, viva a Rede Globo de televisão”.

Abri o meu notebook e estava lá uma questão: Responda à pesquisa de VEJA “A Copa está chegando. O que você vai fazer? Transferi a pergunta para a minha secretária doméstica e ela, Judiceia, me respondeu prontamente: “Torcer contra a Seleção e a favor dos brasileiros necessitados”. É, tem fundamento o que ela disse, depois de tantas revelações assustadoras com relação à corrupção na FIFA, na CBF e no governo federal, não esperava outra resposta, até porque Judiceia possui o segundo grau completo (escola particular) e tem o saudável hábito da leitura, o que a coloca muito acima da média educacional dos brasileiros torcedores.

Considerando o bom nível de esclarecimento da Judiceia, resolvi fazer-lhe outra pergunta: “Judiceia, caso o Brasil seja campeão nessa Copa do Mundo você votará no PT nas próximas eleições?”. Resposta: “Sei que a Copa do Mundo já está comprada pelo governo federal – com o apoio da FIFA – por conta de ser um ano eleitoral e não existe melhor cabo eleitoral do que este. O povo comemorará o campeonato do mundo até o Carnaval do ano que vem e aí será uma desgraça total para o Brasil, e as manifestações de rua jamais acontecerão como eu queria que ocorressem, por isso, torcerei para que a Seleção brasileira perca. Independente do resultado final eu não votarei nos políticos do PT porque eu já tenho o meu time escalado”. Diante dessa resposta tratei logo de dar um aumento salarial à Judiceia porque não queria correr o risco de perdê-la para outro técnico. Carteira de Trabalho assinada ela já tem, 14º salário, férias, vale transporte, comissões, bonificações, prêmios por produtividade, folgas remuneradas, viagens internacionais, juras de amor, pedido em casamento.

Augusto Avlis

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: