>
Você está lendo...
Esportes

Copa do Mundo – 5ª parte – A Convocação para o Céu

1Mais uma frase de efeito, com a assinatura do Felipão, dita por ele numa entrevista coletiva acontecida na casa de show ‘Vivo Rio’ (Avenida Infante Dom Henrique nº 85, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro), na quarta-feira, 07/05/2014, dia que anunciou orgulhosamente os nomes dos 23 jogadores convocados para servir ao país. Uma reunião de palavras que deram o sentido de “firmamento” para esses escolhidos jogadores. Uma convocação anunciada. Não quero prever circunstâncias adversas ou desastrosas, porém, sinistros podem acontecer até o dia 12 de junho. Como não sou agourento, de modo que não estou afirmando que os sinistros ocorrerão. O ônibus que transporta a Seleção brasileira pode furar todos os pneus no mesmo instante, o que seria algo sem explicação. Como seria algo explicável a invasão da Granja Comary, local de concentração da Seleção, por manifestantes, que torcem por um Brasil sem chuteiras, apenas decente, livre de corrupção, com igualdade social.

Passados dezenove dias da divulgada convocação, a Seleção verde e amarelo se apresentou na Granja Comary, não para ciscar (esgravatar o solo à procura de alimento), mas para comer do bom e do melhor pago com dinheiro dos contribuintes – é óbvio, claro e evidente, que o governo federal está subsidiando também esses gastos. A apresentação se deu ontem, segunda-feira, 26. O Centro de Treinamento da CBF foi recentemente reformado e os gastos reais com as obras não foram divulgados, mas estima-se que estão estimados em R$ 15 milhões. Segundo a CBF, o terreno da Granja Comary possui cerca de 150 mil m² e a área construída é de 8.500 m². Todo esse “esforço” despendido pela CBF para justificar a volta da Seleção à Granja Comary, que não utilizou esse Centro de Treinamento nos últimos mundiais de futebol. Como agora a Granja Comary não é mais considerada antiga e inadequada, poderia voltar para as mãos da família do saudoso Carlos Guinle que, certamente, saberia o que fazer para melhor utilizar as suas dependências.

Para os fanáticos em informações inúteis, dou conta que a Confederação Brasileira de Futebol comprou (e acho que pagou) a Granja Comary em 1978 e a transformou em local exclusivo de concentração da Seleção brasileira em 1987. A partir do dia 26 de maio de 2014 até o final da Copa, será o refúgio da Seleção e de toda a Comissão Técnica. Para aqueles que seguem ou defendem uma opinião formada, sem paixões exageradas, informo que a Granja Comary não é um lugar ideal para onde se foge, na tentativa de escapar a um perigo iminente. Na minha parca opinião, entendo que se a Seleção fosse para a Residência Oficial da Granja do Torto ficaria mais bem protegida. Por ser uma das residências mantidas pela Presidência da República, as aves que lá gorjeiam não gorjeiam como cá, ficam livres e longe de confusões. Talvez se o Brasil perder para a Croácia no jogo de abertura da Copa, 12/06, a Seleção e comitiva se mudem para lá. Na saída do ônibus em direção à Granja do Torto, é muito provável que outras românticas classes de grevistas também acertem alguns socos e pontapés no veículo oficial, da mesma forma como os insatisfeitos professores, em greve há cerca de três semanas, fizeram, ontem, na saída do ônibus da Seleção de um hotel no Rio de Janeiro. Uma oportunidade para a realização de manifestações pacíficas como essa. Melhor amassar a lataria do ônibus do que quebrar as pernas dos jogadores, porque eles precisarão muito delas. Entre os 12 estádios da Copa e o Céu, o percurso é muito grande.

Augusto Avlis

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: