>
Você está lendo...
Polícia e Segurança Pública, Religião

Fernandinho “Beira-Mar”

Fernandinho “Beira-Mar”

Julho é um mês longo, tem 31 dias; esse em especial teve 04 sábados, 04 domingos e 23 dias úteis como manda o calendário bancário. Amanhã acaba. Não me lembro de ter havido algum feriado. Mas lembro que no dia 04 nasceu Luiz Fernando da Costa, o famoso Fernandinho “Beira-Mar” – isso foi em 1967 na cidade de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. Chamá-lo de criminoso seria uma ofensa sem precedentes, por isso, digamos que esteve líder (ou ainda está?) da OCCV – Organização Criminosa Comando Vermelho, identificada simplesmente pela sigla CV. Fernandinho Beira-Mar teria sido uma vítima do sistema? De um sistema que nega a existência de “sistemas” dentro de um corpo único? Verdades que se escondem dentro de mentiras, que por sua vez servem como desculpas esfarrapadas para justificar nossos erros, não, dos outros, sobretudo do Estado que cria cobras para depois matá-las impiedosamente cortando-lhes a cabeça para que as verdades não se tornem verdades de fato e venham à tona para prejudicar interesses inconfessáveis.

A última notícia que tenho de Beira-Mar é que ele está preso na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, a 476 quilômetros de Curitiba, no oeste do Estado do Paraná, primeira prisão federal classificada como de “segurança máxima” inaugurada pelo governo. Condenado a 80 anos de prisão, Fernandinho Beira-Mar estuda Teologia. Legal. O ex-traficante ativo está matriculado no curso da Faculdade Teológica Batista do Paraná, oferecido à distância por questões de “segurança máxima”. Se ele é bom aluno eu não tenho notícias. Informações dão conta de que todo o material de estudos é exclusivamente impresso com temas sobre Teologia – é mesmo? – e cuidadosamente revistado (acho melhor revisado) pelo Grupo Especial de Inteligência da Penitenciária de Catanduvas (!?). Isso me faz acreditar que o arrependimento existe, portanto ele, Fernandinho Beira-Mar, merece uma oportunidade, quem sabe uma reintegração na sociedade com uma nova mentalidade e missão. Com a chegada inevitável de uma idade mais avançada, as reflexões são mais comuns nos seres humanos. Beira-Mar possui voz de comando, por isso mandou fazer muitas coisas, um dom natural, e quem sabe não vá se revelar um bom pastor de ovelhas desgarradas, ou até mesmo um Consultor para assuntos de segurança máxima e para questões de drogas permissíveis no governo federal.

Os organizadores da JMJ Rio 2013 – Jornada Mundial da Juventude falharam na elaboração da agenda de visitas do pontífice, ainda que seja um evento internacional da Igreja Católica que reúne jovens livres de todo o mundo, sejam católicos como de outras religiões também. O Papa Francisco deveria ter visitado jovens presos nos imundos presídios brasileiros, jogados à própria sorte, sem julgamento dos homens, sem esperança, sem futuro, sem religião, sem Deus. Realmente faltou isso no roteiro turístico do Papa, mas tudo bem. Talvez depois de formado em Teologia Fernandinho Beira-Mar consiga trazer o Papa Francisco de volta ao Brasil para realizar outras missões religiosas, uma viagem ao submundo da Justiça, um passeio pelos jardins floridos das delegacias, uma volta no DML para ajudar na identificação de mortos por balas perdidas. Pelo menos o Papa Francisco e Beira-Mar têm algo em comum, o estudo da religião e das coisas divinas.

Augusto Avlis

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: