Pesadelo – IV.
Você já teve um pesadelo acordado?
Sim.
Eu já tive vários sonhos ruins, acordado ou dormindo.
O que será relatado a seguir me preocupa, porque é um pesadelo acordado!
A estação de inverno na China começou neste mês de novembro e vai até abril de 2022. As temperaturas chegam facilmente abaixo de zero. A temperatura mais baixa foi registrada em 13 de fevereiro de 1969, equivalente a −52,3 °C (−62,14 °F). As cidades localizadas no norte do país são as mais frias, porque estão próximas da Sibéria e da Mongólia.
No começo do mês o governo comunista chinês fez um alerta às autoridades locais sobre o risco de desabastecimento do mercado e pediu que as famílias estocassem alimentos e itens básicos. Estão nesta lista de prioridades verduras, vegetais, óleos e aves. Este chamamento para estocar alimentos levou milhares, milhões de pessoas aos supermercados, causando grandes aglomerações, violência e pânico.
Os motivos alegados para um possível desabastecimento da população foram as condições climáticas, a crise energética e as medidas de restrições contra a Covid-19. É bom lembrar que a pandemia de Covid-19 na China disparou no início de 2020, mas como o governo comunista chinês não usa de transparência na divulgação dos números, as estatísticas não são nada confiáveis e, portanto, não sabemos a real extensão do problema.
O “controle de preços” é uma preocupação a mais para o governo, de modo que não há como mantê-los estáveis por conta das fortes chuvas que prejudicaram as safras, sobretudo de vegetais, cujo custo disparou. Na ponta do consumo os preços aumentaram mais de 50% no mês de outubro próximo passado, sobretudo na capital Pequim.
A China acumula problemas graves, internos como externos – na sua maioria desconhecidos pelo Ocidente. As crescentes tensões políticas entre a China e Taiwan, a volta dos bloqueios temporários causados pela Covid-19 no país, a escassez generalizada de carvão só fazem agravar o cenário na região. Como alimentar perto de 1,5 bilhão de habitantes?
Tudo na China é grandioso, inclusive a sua irresponsabilidade com as questões ambientais em nome de um crescimento econômico a qualquer custo. Segundo fonte especializada, “a China foi o país que mais emitiu gases que provocam o efeito estufa no ano de 2019, em valor que é maior do que todos os países desenvolvidos juntos, de acordo estudo publicado pelo Rhodium Group”. E nos próximos anos não será diferente. Um coquetel explosivo: falta de alimentos; inverno rigoroso, o que aumenta consideravelmente os problemas respiratórios; o fantasma de um novo Coronavírus, mais letal, assombrando os chineses – e o mundo.
Nesse “pesadelo acordado” eu vejo uma profecia:
“Eis que dos Céus descerá a escuridão. Da semeadura da morte haverá colheita de corpos, que serão lançados nas fornalhas. Espíritos vagarão; os sobreviventes praguejarão. A fé desaparecerá no momento de a salvação ser impossível. Sedentos por água os homens beberão sangue; na dor da fome comerão carniça, e quando esta faltar devorar-se-ão entre si. Quando os Céus se abrirem não restará mais vida sobre a Terra, tampouco pedra sobre pedra, mais nada!”.
Augusto Avlis
Navegue no Blog opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 1.062 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.
Discussão
Nenhum comentário ainda.