>
Você está lendo...
Política

Poucas e boas – 6ª parte.

Poucas e boas – 6ª parte.

CALÇA DE VELUDO OU BUNDA DE FORA. Depende do tamanho da bunda ou da calça. A calça Saint Tropez mostrava o “cofrinho” – hoje mostra algo mais. Veludo cotelê eu achava mais chique. A moda é atemporal. Tem horas que eu penso estar morando no país das maravilhas, onde bundas e calças são meros adereços fantásticos. Vejam só, amigos leitores, o povo, tentando esconder a bunda, não se recorda do que aconteceu nas Eleições de 2018 – os próprios eleitores (a maioria), se perguntados, jamais se lembrariam em quais candidatos votaram. Tudo bem. Vamos lá, refrescar as memórias dos que se interessam por bundões, mesmo sabendo que é chover no molhado.

Eleições: Senado tem a maior renovação da sua história. Fonte: Agência Senado. De cada quatro senadores que tentaram a reeleição em 2018, três não conseguiram. Essa estatística marca a eleição mais surpreendente da história recente do Senado Federal. Desde a redemocratização do país, não houve um pleito que trouxesse tantas caras novas para o tapete azul do Senado. No total, das 54 vagas em disputa neste ano, 46 serão ocupadas por novos nomes – renovação de mais de 85%.

Câmara tem 243 deputados novos e renovação de 47,3%. Essa é a maior renovação desde a redemocratização. O PSL foi o partido que ganhou mais deputados novos, 47 de uma bancada de 52 parlamentares. Fonte: Agência Câmara de Notícias. O índice de renovação na Câmara dos Deputados nesta eleição foi de 47,37%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Em números proporcionais, é a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986. No domingo (7), foram eleitos 243 deputados “novos” (de primeiro mandato) e reeleitos 251 deputados, de um total de 444 candidatos à reeleição. Ou seja, 56,5% dos deputados que se candidataram à reeleição foram reeleitos. Também foram eleitos 19 ex-deputados de legislaturas anteriores (3,7%).

Depois de ver tanta bunda de fora, eu pergunto aos nobres leitores: A renovação das Casas de Leis em 2018 adiantou alguma coisa? Tem gente que ainda defende a confecção de uma lista com os nomes dos parlamentares que NÃO merecem ser reeleitos em 2022 e divulgá-la maciçamente nas redes sociais a partir de agora. Pra quê? Quero que a minha linda e querida apresentadora do programa “Os Pingos nos Ís” da Jovem Pan, Ana Paula Henkel, responda esta pergunta com a sua honestidade de sempre. A propósito, ela não precisa vestir calça de veludo cotelê.

A minha honestidade me autoriza a dizer o seguinte: “O Congresso Nacional é uma estrebaria que abriga inúmeras cavalgaduras e outras bestas de sela. A tão esperada renovação das duas Casas de Leis nas eleições de 2018 não trouxe bons resultados para o país. Uma pergunta que não quer calar: Quanto tempo leva para um político ‘quase honesto’ a se tornar ‘totalmente desonesto’? A resposta é fácil: no primeiro ano do seu mandato – uns logo no primeiro semestre, outros no segundo”. Ponto – sem is e pingos.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 1.041 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 163 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: