>
Você está lendo...
Política

Fórum do leitor

Fórum do leitor

Pergunta: Você acha que o povo brasileiro está muito passivo, diante dos casos de corrupção dos políticos?

Resposta: Acho, mas quem dará o primeiro passo, indo às ruas, de forma articulada, protestar contra esse estado de coisas, demonstrar a sua indignação, manifestar repulsa, nojo, colocando de lado o sentimento de que “não há mais jeito”? Verdade é que os últimos escândalos envolvendo o PT – então partido da moral, da ética e da mudança prometida –, fizeram o povo brasileiro entrar em completo estado de choque, e a despeito dos efeitos anestésicos das propagandas político-partidarias em dose dupla, a total descrença, o desencanto e a desconfiança com relação aos políticos crescem a cada dia. Devido à sua pouca formação política, o povo tem feito “ouvidos de mercador” quando o assunto é CPI – deleta momentaneamente os noticiários; prioriza outras preocupações como fome, violência urbana e sobrevivência, mas depois a ficha cai de novo, sem conseguir digerir as sucessivas denúncias de corrupção. No imenso lamaçal, em que a classe política está mergulhada, impera a “conivência engravatada”, enquanto se pratica políticas públicas medíocres e a desonestidade continua sendo exigência de currículo. Em curto prazo, o voto não mudará essa realidade, até porque o problema não está nas reformas eleitoral e política, a questão recai sobre o homem – com todas as suas tendências, facilitadas pelo sistema. A atual geração sente-se órfã do patriotismo, mas não a ponto de contribuir para que o medo tome o lugar da esperança, sabedora de que não há espaço para radicalismos. Na ditadura, o Governo usava canhões para calar e oprimir o povo. Hoje, na “democracia de esquerda”, o Governo usa o STF para proteger os criminosos políticos, invertendo o papel da Justiça. Que o Dia Internacional Anticorrupção seja comemorado todos os dias, e não apenas no dia 09 de dezembro.

Nota de rodapé: Este artigo tem a data de Vitória (ES), sexta-feira, 09 de dezembro de 2005. Ele foi publicado, em parte, pelo jornal A GAZETA, edição de uma segunda-feira, 12 de dezembro de 2005, sob o título “Esperança”. Parece que foi hoje!

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 860 artigos publicados em 16 Categorias. Boa leitura.

 

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora