Satan 2
Eu tenho por hábito guardar anotações em fundos de gaveta, preferencialmente nas mesas do escritório, e de vez em quando acesso uma delas. Foi o caso desta:
A edição do Jornal Nacional da terça-feira, 17/05/2005, mostrou três deploráveis episódios da política brasileira e o mar de lama no qual está submersa. Temo que uma onda Tsunami negra avassale as nossas Instituições. A reportagem exibida pela TV Globo, no programa Fantástico, com a veiculação de fitas com imagens de deputados estaduais da Assembléia Legislativa de Porto Velho, Estado de Rondônia, pedindo propina ao governador Ivo Cassol (PSDB-RO), é apenas um elo da corrente de corrupção que aprisiona os homens públicos. O caso, igualmente imoral, revelado pela revista Veja – cujos comparsas são altos funcionários dos Correios em Brasília e a cúpula do partido PTB –, é apenas mais um, entre tantos, como o recente escândalo envolvendo o Ministério da Saúde, já esquecido. A gangue de Alagoas, formada por prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais e funcionários da CEF, todos envolvidos com esquemas de desvios de verbas públicas, sobretudo da área da Educação, não deve nem um pouco estar preocupada com a cadeia. Estamos diante de um iceberg de muitas pontas, no entanto, não posso afirmar que o processo de degelo foi deflagrado. A política brasileira está se transformando numa imensa pocilga, onde os porcos magros querem dividir o espaço com os porcos gordos, que não param de chafurdar no quintal Brasil. As Leis e os princípios, ou regras pelas quais se rege uma sociedade, também me parece que foram jogados na lama. Estamos vivendo uma conjuntura de incertezas e de dificuldades – a crise é evidente; o momento decisivo. A pulha política só está insuflando o povo brasileiro.
A presente anotação tem pouco mais de 11 (onze) anos. Parece muito tempo. O que me chama atenção é o relato dos mesmos crimes políticos verificados na atualidade. A coisa se repete de maneira assustadora, com detalhes mais gravosos, de modo que eu não vejo uma saída para o problema, senão pedir ao presidente da Rússia Vladimir Vladimirovitch Putin que mande jogar o seu novo míssil nuclear, o Satan 2, em Brasília. Como este míssil tem potência 2.000 vezes superior à da bomba atômica usada pelos Estados Unidos em 1945 contra o Japão, é possível que o Triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia estejam dentro do raio de ação do Satan 2. Só espero que o Lula esteja dentro de um dos dois imóveis e que Rui Falcão seja sua visita no momento da explosão.
Augusto Avlis
Navegue no Blog opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 732 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.
Discussão
Nenhum comentário ainda.