>
Você está lendo...
Política

Pergunte aos candidatos presidenciáveis – 19ª pergunta

Pergunte aos candidatos presidenciáveis 19ª pergunta

Às vésperas do primeiro debate na Rede Bandeirantes de TV, acontecido na terça-feira, 26 de agosto de 2014 (22h00min) entre os 07 candidatos a presidente da República (Pastor Everaldo – PSC, Luciana Genro – PSOL, Marina Silva – PSB, Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT, Levy Fidelix – PRTB e Eduardo Jorge – PV) para a gestão 2015/2018, eu formulei uma série de 20 (vinte) perguntas a serem feitas aos candidatos presidenciáveis, apenas como sugestão, e as encaminhei diretamente à emissora através de e-mail. Abaixo, a título de registro, eu estou reprisando as perguntas e as ratificando neste meu BLOG.

EDWARD JOSEPH SNOWDEN x ROGER PINTO MOLINA. No dia 1º de agosto de 2013 Edward Snowden pisou no território russo, depois que o presidente Vladimir Putin lhe oferecera, um mês antes, asilo em seu país por um ano, com a condição que parasse de revelar segredos do Estado Americano. O prazo expirou em 1º de agosto de 2014, mas, o ex-funcionário da CIA e ex-contratado da Agência NSA recebeu autorização para permanecer mais três anos na Rússia, ou seja, até 1º de agosto de 2017. O episódio envolvendo o senador boliviano Roger Pinto Molina – mais de um ano abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz – e o diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que cruzaram juntos a fronteira da Bolívia entrando no Brasil pela cidade de Corumbá, Mato grosso do Sul, é um exemplo típico de má gestão da diplomacia brasileira. Já em Brasília, Molina conseguiu um visto provisório de refugiado, visita colegas parlamentares no Congresso nacional, comenta sobre a influência do Brasil no crescimento do narcotráfico na Bolívia e vem levando uma vida de brasileiro. Segundo ele, 90% da cocaína consumida no Brasil vêm da Bolívia e que as fronteiras entre os dois países estão escancaradas – um mercado que a máfia das drogas não quer perder.

Pergunta: De um lado, Edward Snowden afirma que pediu asilo ao Brasil antes de ir para a Rússia, de outro lado, o Brasil diz que não recebeu o seu pedido de asilo. Pois bem, o fato é que ele não está asilado aqui, e, digamos que ele volte a pedir asilo ao Brasil em 2017, ainda dentro do mandato de um dos senhores candidatos. Quem for presidente, aceitaria um eventual pedido de asilo político formulado por Edward Snowden? Senhores candidatos, a cúpula do MERCOSUL aprovou um documento no qual cita que os Estados que o compõem não podem impedir a implementação do direito de asilo; mesmo com esse parecer, o futuro presidente do Brasil pode vir a não conceder asilo político definitivo a Roger Pinto Molina?

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 535 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: