>
Você está lendo...
Política

Pergunte aos candidatos presidenciáveis – 6ª pergunta

Pergunte aos candidatos presidenciáveis 6ª pergunta

Às vésperas do primeiro debate na Rede Bandeirantes de TV, acontecido na terça-feira, 26 de agosto de 2014 (22h00min) entre os 07 candidatos a presidente da República (Pastor Everaldo – PSC, Luciana Genro – PSOL, Marina Silva – PSB, Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT, Levy Fidelix – PRTB e Eduardo Jorge – PV) para a gestão 2015/2018, eu formulei uma série de 20 (vinte) perguntas a serem feitas aos candidatos presidenciáveis, apenas como sugestão, e as encaminhei diretamente à emissora através de e-mail. Abaixo, a título de registro, eu estou reprisando as perguntas e as ratificando neste meu BLOG.

GOVERNABILIDADE. Parto do pressuposto que ninguém governa sozinho. Costumo dizer que há uma regra expressa na política: “Todas as galinhas do reino para o Rei”. Mas, o Rei, de vez em quando, precisa dar algumas galinhas aos súditos para que estes não morram de fome e assim justificar a continuidade do reinado. Sem o apoio do Congresso Nacional o presidente da República, seja quem for o eleito, não terá a sustentabilidade necessária, não conseguirá governar, não conseguirá administrar o país, não conseguirá cumprir as promessas feitas em período de campanha, o seu programa de governo ficará comprometido, não fará absolutamente nada, até que se renda às exigências dos parlamentares. O impeachment do Collor deixou marcas na história política do país. Em 29 de setembro de 1992 o processo de impeachment foi aprovado pela Câmara dos Deputados, por 441 votos a favor e 38 contra, afastando o Presidente da República Fernando Collor de Mello, que fora empossado no dia 15 de março de 1990, após derrotar o candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das primeiras eleições presidenciais diretas após o fim da ditadura militar.

Pergunta: Os senhores candidatos darão pedras preciosas da sua coroa aos congressistas para garantir a governabilidade, ou seja, farão as “concessões de praxe” em troca de apoio político nas duas casas legislativas que compõem o Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado Federal? Como será a relação do governo federal com os “lobistas” e com as “empreiteiras”, aqueles intermediários e empresários indicados pelos parlamentares para atuarem junto às Estatais, prática revitalizada no governo do PT?

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 522 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora