>
Você está lendo...
Política

Pergunte aos candidatos presidenciáveis – 4ª pergunta

Pergunte aos candidatos presidenciáveis 4ª pergunta

Às vésperas do primeiro debate na Rede Bandeirantes de TV, acontecido na terça-feira, 26 de agosto de 2014 (22h00min) entre os 07 candidatos a presidente da República (Pastor Everaldo – PSC, Luciana Genro – PSOL, Marina Silva – PSB, Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT, Levy Fidelix – PRTB e Eduardo Jorge – PV) para a gestão 2015/2018, eu formulei uma série de 20 (vinte) perguntas a serem feitas aos candidatos presidenciáveis, apenas como sugestão, e as encaminhei diretamente à emissora através de e-mail. Abaixo, a título de registro, eu estou reprisando as perguntas e as ratificando neste meu BLOG.

APOSENTADORIA DOS PARLAMENTARES. Segundo o site “jusbrasil”, antes da criação do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC), a aposentadoria dos parlamentares era regida por regras do Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC), extinto por Lei de 1997, e que era ainda mais generoso com os parlamentares. Deputados e senadores aposentados pelo IPC eram contemplados com benefício integral ao vencimento dos parlamentares da ativa, mesmo se tivessem atuado por apenas 08 (oito) anos no Congresso. Generosas aposentadorias são concedidas a todos que contribuíram para o extinto Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC) até 31 de janeiro de 1999. Em 2011, primeiro ano de mandato da presidente Dilma Rousseff, os parlamentares que perderam o mandato receberam aposentadorias proporcionais concedidas pelo Congresso Nacional de, no mínimo, R$ 6.900,00, com apenas 50 anos de idade. As aposentadorias, todas dentro da Lei, podiam chegar a R$ 26.723,13, valor correspondente à remuneração dos deputados federais e senadores. Esses valores são de 2011 e hoje devem ser bem maiores. Solicitações de reajustes de benefícios de parlamentares tramitam no Congresso e deverão ser aprovadas.

Pergunta: Senhores candidatos. Por que tanta diferença de tratamento de um parlamentar para um cidadão comum? O trabalho deste último realizado durante 35 anos não vale nada, não é reconhecido pelo governo como deveria? Quem, afinal, paga toda a conta?

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 520 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora