>
Você está lendo...
Política

Um sonho interrompido

1Voltaire, filósofo iluminista francês, foi muito feliz quando fundamentou esta sentença filosófica, um pensamento que carrega um teor prático e, sobretudo, moral. De vez em quando eu cito esta máxima nos meus textos, na medida em que julgo oportuna – agora é hora para isso. Não pretendo formar juízo de valor, tampouco reeditar a Teoria da Conspiração, muito pelo contrário, apenas convocar os sensatos para o exercício da reflexão, sem emoções exacerbadas ou sensacionalismos desmedidos e baratos como estamos acostumados a degustar. Aqueles que se interessam pela história política brasileira sabem que acontecimentos dantescos, impensadas tragédias, envolvendo ilustres personagens, estão envoltos em grandes mistérios – cuja absurda razão insiste em não revelar. Passadas as três primeiras grandes emoções, morte, sepultamento e missa de 7º dia, nós curvamos os joelhos, olhamos para o Céu e perguntamos: Por quê? Como? Quem foi o responsável? O motivo, a forma, o culpado (se houve), jamais saberemos ao certo. Como disse Otto Eduard Leopold Von Bismarck (01/04/1815 – 30/07/1898), político prussiano conhecido como o Napoleão da Alemanha: “A política é a doutrina do possível”.

Segundo o dito popular, “Para quem sabe ler um pingo é letra”. Entretanto, esta afirmação não representa, necessariamente, a perfeita interpretação das causas ocultas e dos fatos incompreensíveis. Mistérios que continuarão mistérios, de modo que pensamos coisas bobas, sem valor prático. Crimes eternizam uma época, enquanto a necessidade de desvendá-los deixa a história em aberto. Nesse sentido, talvez a Comissão Nacional da Verdade possa dar a sua contribuição daqui a algumas décadas, exumando cadáveres e tirando esqueletos do armário político. Provavelmente a CNV estará extinta antes disso.

Eliminado um importantíssimo obstáculo, agora é só desconstruir a imagem da candidata substituta, postulante ao cargo de presidente da República. Com a morte de Eduardo Campos, Marina Silva torna-se novo alvo potencial, sobretudo do Partido dos Trabalhadores, pela semelhança de filosofia esquerdista. Há mais coisas para acontecer entre os dias 13 de agosto e 05 de outubro de 2014, dia do 1º turno das eleições, do que imagina a nossa fértil cabeça. Como disse William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês (26 de abril de 1564 / 23 de abril de 1616): “Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia”. E por falar em mistério, Eduardo Campos morreu no mesmo mês em que nasceu (agosto); faleceu três dias depois de completar 49 anos – William Shakespeare também morreu no mesmo mês em que nasceu (abril); mas só que faleceu três dias antes de completar 52 anos. A diferença de idade entre os dois é de três anos. A nossa vã filosofia não é capaz de compreender isso, da mesma forma, não tem capacidade para interpretar as pesquisas de intenções de voto. A política não é brinquedo para menores de idade, ainda mais quando mulheres participam da brincadeira – dois brinquedos perigosos colocam em risco a integridade das crianças: Caixa Preta do avião e Caixa 2 de campanha.

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 511 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: