>
Você está lendo...
Esportes

Copa do Mundo – 8ª parte – Lei Geral da Copa

1É muito importante que todos tomem conhecimento da Lei Geral da Copa – LEI Nº 12.663, de 05 de junho de 2012. Vide Caput. Pra princípio de conversa, a Copa do Mundo de 2014 não é do Brasil, ela será realizada no Brasil, país sede, de modo que são situações totalmente diferentes. Não somos os donos da festa, muito menos o seu controlador, porém a preparamos com destacada incompetência Made in Brazil. E por falar em “situações diferentes”, recorro a dois sentidos da palavra “Situação”. 1- Sentido Figurado: Cada fato com conteúdo emotivo ou dramático devidamente inserido numa ação narrativa aleatória. 2 – Sentido Político: Trata-se de maior poder de um Estado, de uma instituição, etc, – a oposição é contrária à situação, no entanto, prevaleceu a decisão do governo. Foi desse modo, unilateralmente, que considerou na Lei Geral da Copa uma decisão pra lá de benevolente: “… e estabelece concessão de prêmio e de auxílio especial mensal aos jogadores das seleções campeãs do mundo em 1958, 1962 e 1970”. Sublinho. Concessão de prêmio = Quantum em dinheiro. Auxílio Especial Mensal = aposentadoria. Aí, como bom torcedor brasileiro, eu faço duas perguntas: Primeira, quem vai pagar isso? Segunda, esta medida não estaria abrindo um precedente para os campeões do mundo em outras modalidades esportivas, como vôlei, natação, judô, futebol de areia, futsal, etc? E também o governo federal faltou dizer que as famílias dos heróis nacionais mortos gozarão dos mesmos direitos Ad Eternum. Os campeões mundiais das Copas de 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Coreia do Sul e Japão), já impetraram ações na Justiça reclamando os mesmos direitos – e torcem para que os processos não sejam julgados pelo STF.

Amigos leitores. O governo federal é useiro e vezeiro nessa questão de “aproveitamento de oportunidades” para colocar em prática seus desígnios, os seus intentos, os seus propósitos. O governo teve a vontade de fazer e fez a loucura; incluiu na Lei Geral da Copa (LEI Nº 12.663, de 05 de junho de 2012) um dispositivo que estabelece a concessão de prêmio e de auxílio especial mensal aos jogadores das seleções campeãs do mundo em 1958, 1962 e 1970, como se isso fosse passar despercebido pela opinião pública, sobretudo pelos órgãos de imprensa. Os tecnocratas do governo devem ter pensado assim: “Na Lei Geral da Copa a gente insere isso aqui e, além de feita a média com um grupo de interessados, colheremos dividendos políticos com a medida aprovada”. Nesse caso o povo faz a vez da puta distraída, acreditando que o cara só vai enfiar a cabecinha e, quando ela, a puta, se dá conta, percebe que o “mastruço” já está totalmente lá dentro, e os testículos ainda do lado de fora também querendo entrar. As Medidas Provisórias do governo federal seguem o mesmo padrão de procedimentos. O governo federal, agindo com o desígnio de mais uma vez sacanear o povo, aproveitou essa aberração política e enfiou até o talo nas distraídas putas, perdão, nos torcedores brasileiros.

Um bom exemplo do que acabei de escrever é a Medida Provisória nº 638 que regulamentou o programa criado pelo governo federal no ano de 2011, conhecido como projeto Inovar-Auto, que objetiva o estímulo e o desenvolvimento tecnológico da indústria automobilística brasileira. Esse era para ser o tema exclusivo da MP, mas a Comissão Especial do Congresso, pela qual tramitou a Medida Provisória nº 638, incluiu 08 (oito) itens complementares, com escopo totalmente diferente da questão principal objeto da referida MP. O texto final foi aprovado na quarta-feira, 14/05/2014, pela CEC com todos os oito “Jabutis” dentro dele. Jabutis assim conhecidos carinhosamente na Câmara e no Senado os, digamos, “temas variados” inseridos “a gosto” nos projetos principais e específicos, e que acabam indo na carona da aprovação. Sugiro que os parlamentares substituam o “quelônio” por “pombo-sem-asa”, porque melhor representa o embrulho de fezes em jornal e arremessado nos nossos telhados. A sociedade está no piloto automático e não sabe o que está no plano de vôo do governo.

Os temas principais da LEI Nº 12.663, são a Copa das Confederações FIFA 2013, a Copa do Mundo FIFA 2014 e a Jornada Mundial da Juventude 2013 e, pelo bom senso não caberia nenhum outro tipo de benesse federal, mas não foi isso que aconteceu. Como putas nós merecemos esse tipo de tratamento dispensado. Fazer farra com o dinheiro público é mole. Jogar futebol realmente requer um trabalho danado, um empenho desmedido, um ofício pelo qual se recebe bem, mas se trabalha realmente pouco. Não é verdade? Aí eu pergunto: cadê o reconhecimento por parte do governo aos trabalhadores mortais, àqueles que lutam de sol a sol, cumprindo uma carga de trabalho por vezes desumana, e ganham um salário de miséria, pra não dizer de merda?

homeA Copa do Mundo FIFA de 2014 é a 20ª edição do evento, realizado no Brasil pela segunda vez. A primeira vez foi em 1950, quando a Seleção do Uruguai sagrou-se campeã, vencendo a “Seleção Canarinho” pelo placar de 02 x 01, naquele fatídico dia 16 de julho de 1950. O segundo gol do Uruguai, marcado pelo jogador Ghiggia aos 34 minutos do segundo tempo, calou o Brasil e fez chorar copiosamente os 200 mil torcedores que lotavam o Maracanã. Luto decretado por 64 longos anos. Espero estar presente no velório da Seleção brasileira de 2014, devidamente protegido do “pombo-sem-asa”.

Augusto Avlis

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: