>
Você está lendo...
Religião

Judas

Judas

O beijo de Judas – Pintura anônima de século XII

O beijo de Judas – Pintura anônima de século XII

Judas Iscariotes (em Hebraico Yehudhah ish Qeryoth; em Grego Bíblico Iouda Iskariôth ou Iouda Iskariotes) foi um dos 12 Apóstolos de Jesus Cristo que, de acordo com os Evangelhos, veio a ser o traidor que entregou Jesus Cristo aos seus capturadores por 30 moedas de prata. Era filho de Simão de Queriote (Jo 6, 71; 13, 26). Judas, em Grego Ioudas, é uma helenização do nome hebraico Judá, Yehûdâh, palavra que significa “Abençoado” ou “Louvado”, sendo, por sinal, o nome de Apóstolo que mais vezes aparece nos Evangelhos (20 vezes) depois do nome de Simão Pedro.

O ator Tiago Klimeck, que sofreu enforcamento acidental durante encenação da “Paixão de Cristo”, morreu na tarde do domingo, 22 de abril de 2012, depois de ter ficado internado por 15 dias, na Santa Casa de Itapeva, em São Paulo, para onde foi transferido. Ele estava em coma profundo.

O que teria de fato acontecido? Segundo as primeiras informações, o ator estava usando um colete de segurança, que estava apertado. Tiago teria afrouxado o colete e, na hora de pular, o colete subiu, provocando o seu desmaio. A peça encenada estava sendo fotografada pelo professor Sandro Azevedo, a pedido do Site Virtual Guia. Após ter registrado a triste cena do enforcamento do Tiago Klimeck, disse: “A encenação era itinerante, e, quando os atores caminharam para outro lado da praça, as pessoas que ficaram perto de Thiago notaram que ele não se mexia”. Segundo Sandro Azevedo, por baixo da roupa usada por Tiago havia uma cadeirinha de rapel, onde a corda estava amarrada, a mesma que o enforcou.

Tiago Klimeck interpretando Judas. Foto: Reprodução Virtual Guia

Tiago Klimeck interpretando Judas. Foto: Reprodução Virtual Guia

Tiago Klimeck interpretando Judas. Foto: Reprodução Virtual Guia

Tiago Klimeck interpretando Judas. Foto: Reprodução Virtual Guia

O acidente ocorreu por volta das 22h00min do dia 6 de abril, de acordo a Guarda Municipal de Itararé, informando que os espectadores, que estavam próximos do ator, teriam demorado para perceberem que alguma coisa estava errada, porque entenderam que a interpretação do Tiago estava próxima da realidade, bem realista, chegando a achar que o ator trabalhava muito bem. Tiago já estava desacordado na cena de enforcamento de Judas, que teria a duração de três minutos, segundo o que comentou um dos atores da peça.

O Sincretismo Religioso influenciou na arte da representação? Foi mero acidente? Obra do acaso? Caso fortuito? O fato está envolto em profundo mistério, coisa incompreensível, completamente inacessível à razão. O misticismo se fez presente em todos os momentos da peça. Quinze dias se passaram do desenlace de Tiago Klimeck; até hoje não deixo de pensar no caso e me pergunto constantemente: Por quê? O espírito de Judas teria se manifestado, razão pela qual a cena foi considerada muito realista? Forças celestiais materializaram-se no ato? Jesus Cristo, também interpretado, o teria abandonado? Ficaremos sem as respostas… Só nos restam o compadecimento, a dor da família, a saudade e a perda. Fique com Deus, Tiago.

Para reflexão:

“A vida é um parágrafo único que se encerra com um ponto final”.

Este papel, todos nós, irremediavelmente, interpretamos.

Augusto Avlis

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se aos outros seguidores de 160

%d blogueiros gostam disto: