>
Você está lendo...
Fatos em Foco

Pedro Álvares Cabral

1No dia 22 de abril de 1500 acostaram na Ilha de Vera Cruz 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Estava descoberto o Brasil.

“Que arrependimento danado, ó pá! Esses filhos das putas dos brasileiros nunca me deram valor, trocam a data da descoberta, atribuem o fato ao invejoso do genovês Cristóvão Colombo e ainda não colocam no calendário o dia 22 de abril como feriado”.

Pedro Álvares Cabral

Post Scriptum: Pedro Álvares Cabral nasceu e morreu em Portugal, Belmonte, 1467 ou 1468, Santarém, 1520. Viveu, portanto, 53 anos se confirmado o ano de 1467 como o do seu nascimento. Fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português. É atribuído a ele o descobrimento do Brasil. Pedro Álvares Cabral realizou a primeira exploração portuguesa da costa nordeste da América do Sul, pelo menos a de maior importância para a coroa. Cabral era de origem nobre e recebeu boa educação. Leia-se: Foi nomeado para chefiar uma expedição à Índia no ano de 1500, seguindo a rota recém-inaugurada por Vasco da Gama, contornando o continente africano. O objetivo desta expedição era retornar com especiarias valiosas e estabelecer relações comerciais na Índia. Sua frota de 13 navios afastou-se da costa africana e acabou desembarcando numa terra que ele achou tratar-se de uma grande ilha, à qual deu o nome de Vera Cruz, referenciada por Pero Vaz de Caminha. Pedro Álvares Cabral explorou o litoral e percebeu que a grande massa de terra era provavelmente um continente, despachando em seguida um navio para notificar o rei de Portugal, D. Manuel I, da recente descoberta. A partir daí as índias foram comidas, os índios devorados e as riquezas “expropriadas”. Parece que essa cultura prevalece até hoje. Ó pá!

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 652 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Anúncios

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

2 comentários sobre “Pedro Álvares Cabral

  1. Infelizmente, toda nossa historia a cerca do descobrimento, esta distorcida. Algum dia há de vir à tona, os historiadores estão buscando a verdadeira historia, Acho que por isso ainda não foi declarada a data oficial.
    Segundo alguns historiadores quem veio primeiro a américa foi Mauricio de Nassau, Cristovão Colombo já tinha as informações dessas terras e chegou na América. Pedro Alvares já sabedor dessas terras veio pra explorar suas riquezas, pois, Portugal já se encontrava em sérios problemas financeiros, Ó pá!!! Como sempre são historias mau contadas, lorotas pros otários acreditarem.

    Publicado por nair | 22/04/2015, 21:36

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 159 outros seguidores

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: