Pergunte aos candidatos presidenciáveis – 15ª pergunta
Às vésperas do primeiro debate na Rede Bandeirantes de TV, acontecido na terça-feira, 26 de agosto de 2014 (22h00min) entre os 07 candidatos a presidente da República (Pastor Everaldo – PSC, Luciana Genro – PSOL, Marina Silva – PSB, Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT, Levy Fidelix – PRTB e Eduardo Jorge – PV) para a gestão 2015/2018, eu formulei uma série de 20 (vinte) perguntas a serem feitas aos candidatos presidenciáveis, apenas como sugestão, e as encaminhei diretamente à emissora através de e-mail. Abaixo, a título de registro, eu estou reprisando as perguntas e as ratificando neste meu BLOG.
AVIÕES SUECOS. A decisão sobre a escolha e a compra de 36 aviões (caças supersônicos) suecos modelo Gripen NG para equipar a FAB, foi tomada em 18 de dezembro de 2013 pela presidente Dilma Rousseff (PT). A divulgação foi feita em entrevista coletiva pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. O processo de aquisição das aeronaves teve acompanhamento de um grupo interministerial criado no âmbito do Ministério da Defesa. Sobre os aviões suecos Gripen NG, orçados em US$ 4,5 bilhões, disse o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Juniti Saito: “Naturalmente não seria uma aeronave ideal, mas cumpriremos da melhor maneira possível”.
Pergunta: O governo federal tomando essa decisão, única e exclusivamente política, não estaria interferindo numa área que não conhece? A FAB foi preterida no processo decisório pelo governo, que desconsiderou a opinião do seu comandante Juniti Saito, por isso, tal fato não representou uma forma de desprestígio aos militares? Pela cultura formada, os senhores candidatos concordam que o Ministério da Defesa deveria ser ocupado por um militar, por se tratar de uma pasta estratégica e não política?
Augusto Avlis
Discussão
Nenhum comentário ainda.