>
Você está lendo...
Política

Pergunte aos candidatos presidenciáveis – 15ª pergunta

Pergunte aos candidatos presidenciáveis 15ª pergunta

Às vésperas do primeiro debate na Rede Bandeirantes de TV, acontecido na terça-feira, 26 de agosto de 2014 (22h00min) entre os 07 candidatos a presidente da República (Pastor Everaldo – PSC, Luciana Genro – PSOL, Marina Silva – PSB, Aécio Neves – PSDB, Dilma Rousseff – PT, Levy Fidelix – PRTB e Eduardo Jorge – PV) para a gestão 2015/2018, eu formulei uma série de 20 (vinte) perguntas a serem feitas aos candidatos presidenciáveis, apenas como sugestão, e as encaminhei diretamente à emissora através de e-mail. Abaixo, a título de registro, eu estou reprisando as perguntas e as ratificando neste meu BLOG.

AVIÕES SUECOS. A decisão sobre a escolha e a compra de 36 aviões (caças supersônicos) suecos modelo Gripen NG para equipar a FAB, foi tomada em 18 de dezembro de 2013 pela presidente Dilma Rousseff (PT). A divulgação foi feita em entrevista coletiva pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. O processo de aquisição das aeronaves teve acompanhamento de um grupo interministerial criado no âmbito do Ministério da Defesa. Sobre os aviões suecos Gripen NG, orçados em US$ 4,5 bilhões, disse o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Juniti Saito: “Naturalmente não seria uma aeronave ideal, mas cumpriremos da melhor maneira possível”.

Pergunta: O governo federal tomando essa decisão, única e exclusivamente política, não estaria interferindo numa área que não conhece? A FAB foi preterida no processo decisório pelo governo, que desconsiderou a opinião do seu comandante Juniti Saito, por isso, tal fato não representou uma forma de desprestígio aos militares? Pela cultura formada, os senhores candidatos concordam que o Ministério da Defesa deveria ser ocupado por um militar, por se tratar de uma pasta estratégica e não política?

Augusto Avlis

Navegue no Blog  opiniaosemfronteiras.com.br e você encontrará 531 artigos publicados em 14 Categorias. Boa leitura.

Avatar de Desconhecido

Sobre augustoavlis

Augusto Avlis nasceu no Rio de Janeiro na metade do século XX. Essa capital foi antes o Distrito Federal e o Estado da Guanabara. Profissionalizou-se em Marketing Operacional e fez parte, como Executivo, de multinacionais do segmento alimentício por mais de três décadas, além de Consultor de empresas. Formado em Comunicação Social, habilitou-se em Jornalismo. Ocupou cargo público como Secretário de Comunicação. Hoje dedica-se às atividades de escritor e cronista.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 148 outros assinantes
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora